Detran do ES implementa projeto de transformação digital em busca de eficiência

Órgão confiava, até então, em processos manuais e em papel. Projeto de modernização adotou soluções SAS implementadas pela Vert

Author Photo
11:04 am - 09 de maio de 2023
Imagem: Shutterstock

Até 2019, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vivia uma realidade em que quase todos os processos estavam baseados em papel, o que dificultava controle e gestão. No mesmo ano, o órgão, então, iniciou um projeto de transformação digital para mudar esse cenário.

Com o objetivo de tornar o Detran|ES um órgão digital, a instituição buscou parceiros via licitação para implementar uma plataforma tecnológica que serviria de base para a modernização e digitalização de seus processos. A Vert, empresa parceira do SAS, foi quem venceu a concorrência.

Entre os desafios do projeto estavam a automação de processos, a coibição de tentativas de fraudes na emissão de carteiras de habilitação, e, principalmente, evitar que os contribuintes tivessem que ir ao órgão para realizar serviços.

Quatro grandes eixos foram idealizados para o projeto: verificação automatizada de documentos e processos; otimização de processos com julgamento automático das contestações de multas; Cerco Inteligente, com uso de câmeras de radar para identificação de veículos com alertas de furto e roubo e, por fim, uso de biometria facial e verificação de documentos para combate à fraude.

Leia também: Sólides lança cartão de benefícios flexíveis de olho em mercado efervescente

“O que o Detran|ES fez é um excelente exemplo de como o uso de dados, com apoio da tecnologia, pode prevenir fraudes, proporcionar uma melhor tomada de decisão no setor público, além de alcançar uma operação mais ágil, agregando valor à prestação de serviço aos cidadãos também”, resume Marcelo Laranjeira, head para governo e bancos públicos do SAS Brasil.

O projeto de modernização digital do Detran|ES utilizou diferentes abordagens e técnicas, com uma série de projetos já tendo sido realizados e outros que estão sendo implementados com o uso de soluções SAS.

Entre os projetos está o de verificação e validação automática de documentos. Aplicando métodos de automação de processos robotizada (RPA) e aprendizagem de máquina, o Detran|ES automatizou a análise de documentos como CNH, carteira de identidade, comprovantes de residência e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Com o uso de algoritmos e modelos de aprendizagem de máquina, bem como RPA, o órgão também já consegue verificar em tempo real via biometria facial a identidade dos condutores em aulas práticas em Centros de Formação de Condutores.

Nas estradas

Outro projeto já em funcionamento é o Cerco Inteligente, que analisa as imagens capturadas pelas câmeras de vigilância nas rodovias do Espírito Santo com o uso de machine learning para extração de informações como placa, marca e cor do veículo em tempo real. As informações são utilizadas, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, para identificação de veículos com alerta de roubo ou furto e envio dos dados para as equipes da Polícia Militar e Polícia Civil com o intuito de auxiliar no combate ao crime.

Além disso, as imagens são utilizadas para direcionar ações de fiscalização e melhoria do trânsito no estado.

Outros projetos de inovação ainda estão previstos no plano de digitalização do Detran|ES. Um roadmap de atualizações prevê a gestão de contratos de guincheiros, que é um serviço pago pelo Detran e que fará uso de IA para checar todos os dados. Também está prevista a criação de um ambiente de simulações para testes de melhorias com base nas informações coletadas digitalmente pelo órgão.

“Transformamos o Órgão a partir da digitalização de processos, oferta de diversos serviços on-line e uso da inteligência artificial para cruzamento de dados, identificação de possíveis fraudes na emissão de documentos e automatização de tarefas até então manuais”, salienta o diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.