Categories: Notícias

Despesas mundiais com TI ficarão estáveis em 2016, prevê Gartner

O Gartner alerta que as despesas mundiais com TI ficarão estáveis em 2016, totalizando US$ 3,41 trilhões. O aumento diante do 0,5% negativo do último trimestre é causado principalmente pelas variações cambiais.

Na avaliação de  John-David Lovelock, vice-presidente de Pesquisa do Gartner, com a saída do Reino Unido da União Europeia, provavelmente haverá erosão na confiança de negócios e um aumento dos preços que impactarão nas despesas de TI no Reino Unido, na Europa Ocidental e no mundo. Dessa forma, a decisão de sair da União Europeia afetará rapidamente as despesas com TI no Reino Unido e na Europa, enquanto outras transformações levarão mais tempo.

De acordo com o instituto de pesquisas, as despesas com data center devem atingir US$ 174 bilhões em 2016, aumento de 2% em relação a 2015. O mercado é impulsionado por um crescimento forte nas regiões da Grande China e Europa Ocidental e por um ciclo de atualização no mercado de equipamentos de rede de empresas norte-americanas.

Já os gastos globais das empresas com softwares devem alcançar US$ 332 bilhões neste ano, número 5,8% maior em relação a 2015. A América do Norte é a região dominante por trás desse crescimento. Ela é responsável por US$ 11,6 bilhões dos US$ 24 bilhões de aumento em 2016. Em relação ao mercado segmentado, o de software de gestão de relacionamento com o cliente continua a ter o crescimento mais rápido.

A projeção para despesas com dispositivos é de US$ 627 bilhões até o final de 2016. As questões econômicas relacionadas à Rússia, Japão e Brasil atrasarão a demanda e a recuperação do mercado mundial de PCs neste ano. Além disso, as atualizações do Windows 10 levaram a um atraso na compra de computadores: os consumidores desejam usar seus PCs antigos por mais tempo, já que estão atualizados com Windows 10.

É esperado ainda que as despesas no mercado de serviços de TI aumentem em 3,7%, totalizando US$ 898 bilhões. O Japão é a região com crescimento mais rápido em despesas com serviços de TI, com 8,9% de crescimento. Com um aumento nos projetos de negócio digital, as empresas japonesas estão começando a entender melhor que precisam do suporte de consultorias para transformar seus negócios e para obter recomendações sobre novas tecnologias. De forma crítica, elas agora compreendem o valor real desses serviços e, por consequência, desejam pagar por eles.

Já as despesas com serviços de comunicação devem alcançar total de US$ 1,38 trilhão em 2016, queda de 1,4% com relação a 2015. O Japão lidera o crescimento nesse segmento, com 8,3% de elevação, enquanto a Grande China acrescenta a maior quantia de dólares na despesa, com mais de US$ 8,3 bilhões. A Europa Oriental, a Europa Ocidental e a América do Norte devem diminuir os gastos conforme a guerra de preços e o declínio do uso afetam virtualmente todos os mercados de serviços de comunicação.

Recent Posts

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

A MakeOne, empresa de soluções de comunicação unificada, mobilidade, CX e consultoria, anunciou sua nova…

4 horas ago

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

6 horas ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

8 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

9 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

10 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

11 horas ago