Categories: Notícias

Desenvolvimento e manutenção otimizada de aplicações podem cortar custos em até 50%

Desenvolvimento e manutenção otimizada de aplicações (ADM, na sigla em inglês), pode cortar mais da metade das despesas, indica o Gartner. A abordagem elimina custos com aplicações legadas, arquiteturas complexas e outros elementos de TI ultrapassados.
A consultoria estima que ADM responde por 34% dos orçamentos de TI. “A maior parte das organizações tendem a assumir que o custo de ADM pode crescer com o tempo apenas com o aumento do preço da mao de obra e a maior complexidade de aplicações. Mas esse custo pode ser significativamente otimizado com o tempo, quando as melhores práticas entre as aplicações e o ciclo de vida – estratégia, seleção, negociação e gestão – são aplicadas”, explica o vice-presidente e analista diferenciado do Gartner, Claudio Da Rold.
São poucas as empresas que usam uma abordagem realmente metódica para traçar as estratégias de aplicações e serviços, e apenas 11% das empresas fazem as melhores práticas em aplicações. A maioria delas trabalham trabalha taticamente com fornecedores, pedindo a um grupo pequeno de provedores a medir os Jobs e competir em preço e diárias.
Entre as recomendações do Gartner estão a análise do portfolio de aplicações e do ciclo de vida das atividades. Além disso, usar métricas adequadas para medir o portfólio de aplicações, bem como os esforços de desenvolvimento, e estabelecer um tamanho para a equipe de ADM.
“Diferentes fases no ciclo de vida das aplicações podem ser direcionadas com diferentes provedores de serviço – sejam eles internos ou externos”, aconselha o vice-presidente da consultoria Gilbert van der Heiden. Muitas delas, inclusive, avaliam o esforço necessário para desenvolver uma nova funcionalidade ou manter a base posteriormente, essencialmente medindo quanto esforço foi aplicado até então. Ou até mesmo deixam essa tarefa para provedores, o que deixa escapar as regras essenciais para gestão de contratos: separação de tarefas e medidas.
O fator crítico de sucesso para atingir o controle ponta a ponta em gestão de prestadores de aplicações está em ter abordagens práticas e significativas para estimar e planejar atividades, medir e controlar a produtividade e desempenho de provedor de maneira objetiva, usando como referência outros casos do mercado, conclui o Gartner.

Recent Posts

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

50 minutos ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

1 hora ago

Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?

No IT Forum Trancoso, Guilherme Pereira, diretor de Inovação & Conteúdo e diretor do MBA…

2 horas ago

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

18 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

22 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

23 horas ago