Desenvolve SP selecionará fintech para projeto-piloto de microcrédito

A Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, abriu edital de licitação para a contratação de uma empresa de tecnologia financeira (fintech). A iniciativa, inédita entre as instituições de fomento do País, é o primeiro passo para colocar em prática o projeto-piloto do Sebrae e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vai testar um novo modelo de financiamento para ampliar e desburocratizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) de favelas brasileiras. O projeto-piloto terá início em Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores comunidades paulistanas.

De acordo com o edital, será vencedora da licitação a fintech que apresentar a melhor proposta comercial que ofereça soluções para agilizar o processo de aprovação de financiamentos. “Vamos utilizar o modelo de negócios das fintechs, baseado no uso de algoritmos e da automatização de processos, para cruzar informações que facilitem a avaliação de risco e acelerem a contratação e a liberação de recursos para os MEIs”, explica Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP. A ideia é que, a partir do registro da proposta, a aprovação do financiamento ocorra em até 48h.

Além de permitir uma maior inclusão dos MEIs no sistema financeiro, a parceria entre as instituições envolvidas vai levar desenvolvimento às regiões onde os microempreendedores estão localizados. Segundo o executivo, quando tiver início a segunda etapa do projeto, o Sebrae irá promover oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades e a Desenvolve SP, junto com a fintech, operacionalizará todo o processo de análise e tomada de crédito. O BNDES, por sua vez, aportará os recursos do projeto no valor de até R$ 10 milhões.

O edital da licitação, com todos os prazos e informações, está disponível no site da Desenvolve SP. A sessão pública para a abertura dos envelopes ocorre no dia 13/4/2018, às 11h, na sede da instituição financeira, localizada na Rua da Consolação, 371 – região Central da cidade de São Paulo.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

13 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

14 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

14 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

16 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

17 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

17 horas ago