Indeed: desemprego é preocupação número 1 de brasileiros

Entre aqueles que buscam oportunidades, salários maiores e mais flexibilidade dominam lista de motivações

Author Photo
9:10 am - 03 de fevereiro de 2023

O desemprego é o que mais tem preocupado os brasileiros em busca de uma recolação no mercado de trabalho. Novo levantamento da plataforma de empregos Indeed revelou que há uma parcela dos profissionais que também estão preocupados com a inflação (27%) e a recessão (15%). A pesquisa ouviu 500 trabalhadores e pessoas que estão buscando emprego no Brasil.

Os brasileiros também estão à procura de novas oportunidades que se alinhem às suas expectativas e seu desejo por maior flexibilidade. Quando perguntados sobre os motivos pelos quais desejam um novo emprego, apenas 8% dos entrevistados disseram que não desejam fazer essa mudança. Para os demais, as principais motivações para a procura de outro emprego são aumento salarial (63%), seguido por mais flexibilidade (38%), trabalho remoto (27%) e mudança de carreira (24%). Os dados também apontaram que 15% desejam um novo emprego para ter um deslocamento mais curto, e 8% porque estão descontentes com seus superiores.

“Os últimos anos foram desafiadores para todos, em diferentes áreas. Ao mesmo tempo em que as pessoas buscam uma mudança, também se preocupam se conseguirão se reposicionar no mercado depois de tanta turbulência. Para poder fazer uma transição com segurança, é preciso se organizar e planejar adequadamente para eventuais contratempos”, recomenda Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.

Outra pesquisa do Indeed, esta realizada com 500 tomadores de decisão de empresas, sugere que o desejo de mudar de emprego pode estar relacionado à insatisfação dos funcionários com o local de trabalho. Para 75% deles, há sinais de que a força de trabalho em sua organização está desengajada. Não à toa, investir no bem-estar dos colaboradores aparece como uma das cinco tendências para o mercado de trabalho nos próximos anos, segundo o “Relatório Hiring & Workplace Trends 2023”, realizado pelo Indeed em parceria com a Glassdoor no final de 2022.

O estudo destaca que a cultura da empresa tem se provado valiosa para atrair e reter talentos. Nos EUA, 46% das pessoas disseram que suas expectativas de felicidade no trabalho aumentaram no ano passado, e 86% disseram que como se sentem no trabalho afeta como se sentem em casa.

Calbucci acrescenta que “bem-estar e felicidade no trabalho são pontos de grande importância para os colaboradores de hoje, além de um lugar que também promova a saúde mental. Um trabalho que não favoreça esses requisitos está fadado a ter funcionários desmotivados e com baixa produtividade”, ressalta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.