Derrubando os obstáculos para mulheres em posições de liderança

Ainda estamos muito longe da avaliação independente de gênero e da igualdade de oportunidades de carreira e remuneração

Author Photo
9:02 pm - 26 de abril de 2021

Dia Internacional da Mulher, Dia da Igualdade Salarial, cotas para mulheres no mercado de trabalho… sempre que me deparo com esses termos, fico ambivalente. Por um lado, eu os vejo como um sinal de que algo está se movendo. Sim, estamos lidando intensamente com as questões das mulheres e carreiras, estamos trabalhando muito para remediar queixas e colocar a igualdade em lugar de destaque. E, novamente, as cotas femininas em empresas, por exemplo, parecem ser indícios de que não chegamos de forma alguma onde queremos e podemos chegar, ou seja, a uma avaliação independente de gênero e com oportunidades iguais para carreiras e salários equivalentes.

Por que ainda estamos muito longe disso?

O fato de uma mulher trabalhar meio período e ter filhos diminui suas qualificações? Os homens realmente têm um desempenho melhor porque estão mais dispostos a correr riscos? Por que o fato de, de acordo com estudo do Morgan Stanley, os lucros corporativos serem 2,8% maiores com uma alta proporção de mulheres do que em outras empresas dirigidas por homens? Isso não tem efeito significativo nas decisões de aumentar a proporção de mulheres no C-level?

Como é que as mulheres conseguem ultrapassar os obstáculos, que por vezes não aparecem à primeira vista, para ocupar na empresa o lugar que merecem com base nos seus conhecimentos, aptidões e competências sociais?

Ainda estamos muito longe da avaliação independente de gênero e da igualdade de oportunidades de carreira ou remuneração.

Certamente existem diferentes estratégias para isso e, dependendo do quão inovadora a empresa é em termos de cultura, diversidade e igualdade de gênero, existem também as correspondentes chances de sucesso.

Muitas mulheres em posições de liderança recomendam uma mentora

Paralelamente às abordagens estratégicas de carreiras, o “SHEconomy” está se estabelecendo gradativamente, simplesmente devido às mudanças nas tendências de estilo de vida. Por exemplo, a proporção de mulheres solteiras na população total está aumentando gradualmente porque as mulheres estão adiando a maternidade, permanecendo solteiras ou divorciando-se. Como resultado, mais mulheres estão se dedicando totalmente às suas carreiras, o que está gradualmente levando a uma proporção crescente de gerentes do sexo feminino.

No entanto, isso não significa que as mulheres tenham mais facilidade para obter reconhecimento ou as posições certas.

Muitas mulheres que alcançaram posições de liderança sozinhas recomendam procurar uma mentora que possa fornecer o apoio adequado. Essas mulheres já estão nos cargos que as recém-chegadas aspiram e estão em condições de apoiá-las de acordo.

Quando as empresas estão dispostas a quebrar as formas tradicionais de pensar, as mulheres são mais capazes de progredir.

As experiências que tivemos como mulheres em posições de liderança podem ajudar outras pessoas a enfrentar os desafios com mais habilidade e superá-los com mais sucesso do que poderíamos ter feito. Também temos uma perspectiva diferente sobre as habilidades e ambições de nossos colegas de gênero. Podemos apoiá-los de uma maneira muito diferente, porque sabemos quais estratégias funcionam sem nos perdermos ou copiar as atitudes masculinas.

Claro, isso só terá sucesso se a empresa estiver aberta para expandir a participação feminina de gerentes e reconhecer e valorizar seu potencial. Em uma organização classicamente dirigida ou dominada por homens, as mulheres terão ainda mais dificuldade de se posicionar.

Um mentor masculino pode ajudar a superar os obstáculos femininos típicos

Ter um mentor homem também pode ser uma vantagem, especialmente se ele for reconhecido por sua posição na empresa e se suas recomendações forem confiáveis. Minha experiência pessoal inclui a experiência positiva de ter sido promovida por gerentes homens que me confrontaram de forma bastante direta com minhas fraquezas, pesando os erros e inconsistências sem me colocar em desvantagem. Em muitos casos, eles eram mais diretos, mas também mais benevolentes do que algumas mulheres que, como concorrentes, preferiam me manter longe de projetos ou tarefas interessantes que valorizassem a carreira.

Claro, um mentor sozinho não faz um líder. Em vez disso, também cabe às próprias mulheres decidir quais oportunidades abrirão para si mesmas e quão corajosas serão para seguir os caminhos que prometem sucesso. Isso também inclui acabar com os obstáculos femininos típicos, como a falta de autoconfiança, sentimentos de culpa ou agressividade. Em vez disso, pratique soberania, delegação e trabalho em rede.

Você tem que tomar decisões, às vezes impopulares. No entanto, isso não significa se sentir culpada depois, porque nem todo mundo gosta das consequências.

Ao contrário, é justamente aí que é importante dominar a situação com autoconfiança, franqueza, visão clara e voltada para o futuro, eliminando resistências pela transparência e pela lógica.

As mulheres devem confiar em suas habilidades. O mundo do trabalho está prestes a mudar

Muitas vezes, também experimentei certa indecisão entre as mulheres sobre como desejam viver seu papel de líderes. Cair no domínio masculino ou mesmo na arrogância não é apropriado. As mulheres não são os melhores homens. Mas se elas se lembrarem de sua empatia e de sua capacidade de não perder de vista o quadro geral, apesar de sua atenção aos detalhes, isso as torna melhores gerentes.

As mulheres comunicam-se de forma diferente e é precisamente esta diferença que tem um impacto positivo, porque tem um efeito integrador. Decisões difíceis, por exemplo, têm mais sucesso quando aqueles que são afetados estão envolvidos no processo de tomada de decisão. As mulheres interagem de maneira diferente, mais intensa e pessoal com os membros de sua equipe e, assim, podem construir relacionamentos que levam a uma cooperação construtiva.

Em resumo, embora as mulheres ainda tenham uma posição difícil em um local de trabalho dominado pelos homens, isso está mudando e as mulheres estão dando uma grande contribuição.

O tempo de desculpas e lamentações já passou. Nem as mulheres precisam se justificar por aspirar ao nível C, nem é permitido tentar evitá-lo.

*Sabine Riedel é líder global de RH e Marketing e membro do Conselho de Administração do OTRS Group.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.