Depois de acordo com IBM, Lenovo quer liderança em servidores

Author Photo
3:58 pm - 29 de setembro de 2014
Depois de acordo com IBM

O apetite chinês é de assustar. Há algumas semanas a Huawei afirmou que quer liderar globalmente em TIC e não descarta, inclusive, em brigar por uma posição de maior destaque em mobilidade. Nesta segunda-feira (29/09), foi a vez da Lenovo propagar ao mercado seu desejo de ser a número 1 em servidores no mundo. A afirmação foi feita pelo chairman e CEO da fabricante, Yang Yuanqing, em conferência para anunciar que, em 1º de outubro, estará concretizada a operação de compra da divisão de servidores x86 da IBM.

Parte da estratégia inclui ampliar presença no mercado chinês, onde o executivo vê grandes possibilidades de crescimento pelo aumento na construção de novos data centers. Eles trabalharão forte ainda em ganhar mais espaço nos Estados Unidos e em outros mercados maduros e para aproveitar o bom momento dos países emergentes. “Somos número 1 em PCs e há dois anos desenhamos uma estratégia para crescer além de PCs. Apostamos em mobilidade e no corporativo e nesse meio tempo construímos as fundações para competir nessas áreas. Com a Motorola, poderemos ser a terceira força em mobilidade. O corporativo é outra área de crescimento e cresce muito rápido. Neste momento, somos o terceiro em servidores no mundo, mas temos possibilidades de liderar.”

E se você pensa que a companhia investe apenas na questão do hardware está totalmente enganado. De acordo com o CEO, há um olhar forte para o desenvolvimento de software e aplicativos de forma geral, já que ele entende que um foco 100% no hardware não garante o futuro da companhia. Diferente de companhias tradicionais de hardware que levaram anos para fazer uma virada e, em diversos momento, optaram por deixar a fabricação de equipamentos para focar em software, a chinesa já assimila essa necessidade antes mesmo de alçar a liderança em hardware, querendo garantir inteligência às suas máquinas e operações.

O fato é que a partir do dia 1º de outubro, estará consolidada a operação de compra por parte da Lenovo da unidade de servidores x86 da IBM. Na aquisição de US$ 2,1 bilhões, a chinesa leva para casa os servidores blade e switches System x, BladeCenter e Flex System, além dos sistemas integrados Flex baseados no x86, os servidores NeXtScale e iDataPlex e o software associado, e as operações de redes e manutenção de blades.

A expectativa da companhia é que até o final deste ano a transição tenha sido executada em praticamente todos os países de atuação. A primeira parte, que se inicia em outubro, deve abranger todos os grandes mercados para os produtos adquiridos. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.