Notícias

Departamento de Energia dos EUA adota AMD para supercomputador do Laboratório Nacional de Argonne

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) escolheu processadores de servidor AMD Epyc para alimentar o Polaris, novo supercomputador do Laboratório Nacional de Argonne. Segundo a companhia, o Polaris foi construído pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) usando processadores Epyc de 2ª Geração – que serão atualizados para 3ª Geração.

A estrutura permitirá que cientistas e desenvolvedores testem códigos e aplicativos para lidar com uma variedade de tarefas de IA, engenharia e projetos científicos. O Polaris também irá preparar pesquisadores para o futuro supercomputador exascale em Argonne, chamado Aurora.

Segundo Forrest Norrod, vice-presidente sênior e gerente geral de Datacenter da AMD, os processadores oferecem os recursos necessários para os problemas complexos em que a computação pré-exascale e exascale atuarão.

“Estamos extremamente orgulhosos de apoiar o Laboratório Nacional de Argonne e suas pesquisas em áreas como tecnologias de baixo carbono, medicina, astronomia, energia solar e muito mais, à medida que nos aproximamos da era exascale”, afirmou.

O supercomputador Polaris usará os processadores AMD Epyc 7532 e Epyc 7543. GPUs Nvidia A100 Tensor Core também serão utilizadas. No total, a estruturá terá aproximadamente 44 petaflops de desempenho de precisão de pico duplo. De acordo com a companhia, isso é quatro vezes mais rápido do que os atuais servidores da Argonne.

Futuros projetos

Inicialmente, o Polaris será usado por equipes de pesquisa de iniciativas como o Projeto de Computação Exascale e o Early Science Program, da ALCF.

Comunidades de usuários usarão Polaris para otimizar tarefas de engenharia para o futuro supercomputador exascale de Argonne, que inclui escalonamento de sistemas combinados de CPU e GPU e a integração de fluxos de trabalho combinando modelagem, simulação, IA e outros componentes de dados intensivos.

Polaris está programado para ser entregue e instalado em agosto de 2021 e entrará em uso no início de 2022. A comunidade HPC poderá acessar o sistema a partir da primavera de 2022.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

12 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

13 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

13 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

14 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

15 horas ago