Demanda por suporte técnico de TI no Brasil saltou 142% em 2021

Segundo estudo da FindUP, quantidade de serviços realizados em computadores quase quadruplicou em relação ao ano anterior

Author Photo
4:24 pm - 10 de fevereiro de 2022
suporte, tecnologia Foto: Shutterstock

Grandes companhias brasileiras que priorizaram o trabalho híbrido devido à pandemia viram o número de chamados para suporte técnico de TI aumentar substancialmente em 2021. Estudo realizado pela FindUP com mais de 250 empresas brasileiras apontou que 90% dos trabalhadores em home office precisaram de mais suporte de equipes de TI.

Por conta disso, o número de chamados para a realização da manutenção em equipamentos como computadores, notebooks e infraestrutura da operação aumentou em 142% em 2021 quando comparado ao ano anterior.

O levantamento também identificou os setores que mais solicitaram atendimento de suporte técnico. O setor bancário foi o mais demandante, responsável por 54,21% das solicitações por técnicos de TI ao longo de 2021. Já o setor varejista foi responsável por 17,87% dos chamados realizados no ano passado.

Leia também: Reduzir latência desafia Angola Cables no mercado de soluções para gaming

Outros segmentos também tiveram alta representatividade no número de chamados ao longo do ano anterior, como Tecnologia (17,56%) e Saúde (4,75%). “Em 2021, muitas empresas de tecnologia expandiram suas operações de software ou IOT. Por isso, a quantidade de solicitações nesse setor foi significativa, uma vez que elas precisaram fazer a implantação e suporte destas soluções”, comentou Fábio Freire, CEO da FindUP.

O levantamento revela ainda que a quantidade de serviços realizados em computadores praticamente quadruplicou em relação ao ano anterior. “Isso sugere uma tendência de aumento no reparo de dispositivos físicos, como computadores, notebooks e servidores. A hipótese que justifica tal crescimento é a volta acelerada às atividades presenciais. Mais equipamentos foram instalados nos locais de trabalho, além de que os dispositivos foram mais sobrecarregados nesse período, logo necessitam de mais manutenção”, concluiu Freire.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.