Demanda por suporte técnico de TI no Brasil saltou 142% em 2021
Segundo estudo da FindUP, quantidade de serviços realizados em computadores quase quadruplicou em relação ao ano anterior
Grandes companhias brasileiras que priorizaram o trabalho híbrido devido à pandemia viram o número de chamados para suporte técnico de TI aumentar substancialmente em 2021. Estudo realizado pela FindUP com mais de 250 empresas brasileiras apontou que 90% dos trabalhadores em home office precisaram de mais suporte de equipes de TI.
Por conta disso, o número de chamados para a realização da manutenção em equipamentos como computadores, notebooks e infraestrutura da operação aumentou em 142% em 2021 quando comparado ao ano anterior.
O levantamento também identificou os setores que mais solicitaram atendimento de suporte técnico. O setor bancário foi o mais demandante, responsável por 54,21% das solicitações por técnicos de TI ao longo de 2021. Já o setor varejista foi responsável por 17,87% dos chamados realizados no ano passado.
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Outros segmentos também tiveram alta representatividade no número de chamados ao longo do ano anterior, como Tecnologia (17,56%) e Saúde (4,75%). “Em 2021, muitas empresas de tecnologia expandiram suas operações de software ou IOT. Por isso, a quantidade de solicitações nesse setor foi significativa, uma vez que elas precisaram fazer a implantação e suporte destas soluções”, comentou Fábio Freire, CEO da FindUP.
O levantamento revela ainda que a quantidade de serviços realizados em computadores praticamente quadruplicou em relação ao ano anterior. “Isso sugere uma tendência de aumento no reparo de dispositivos físicos, como computadores, notebooks e servidores. A hipótese que justifica tal crescimento é a volta acelerada às atividades presenciais. Mais equipamentos foram instalados nos locais de trabalho, além de que os dispositivos foram mais sobrecarregados nesse período, logo necessitam de mais manutenção”, concluiu Freire.