Dell cresce 35,5% em unidades de PCs vendidos no terceiro trimestre de 2021

Empresa apresentou resultados e seus lançamentos em coletiva para a CES 2022

Author Photo
2:20 pm - 22 de dezembro de 2021
Dell

Em coletiva de imprensa online para o público da CES 2022, a Dell apresentou seus lançamentos e falou sobre os principais resultados da empresa em 2021. Segundo dados do IDC Quarterly Personal Computing Device Tracker CY21Q3, no terceiro trimestre do ano passado, a empresa foi responsável por 21,7% do total de unidades de PCs (desktops e notebooks) comercializadas no Brasil – alta de 35,5% em comparação ao mesmo período de 2020.

No recorte do segmento corporativo, que segue evoluindo em ritmo acelerado movido pela necessidade de transformação digital de empresas de todos os portes, a marca registrou 35,5% de participação no mercado, com crescimento de 65,8% em relação ao terceiro trimestre de 2020.

“O segmento de PCs está passando por uma ressignificação. Até pouco tempo atrás, o consumidor tinha um notebook ou PC. Mas, com a pandemia, os desktops e notebooks voltarão a estar no centro, com vários deles em uma casa, seja para trabalhar, estudar ou se divertir”, explica Omar Zeyn, diretor de consumer da Dell Technologies.

A pandemia foi responsável, também, pela escassez global de semicondutores. Ao ser questionado sobre o impacto para a empresa, o executivo afirmou que a marca conseguiu se manter em uma postura positiva, mas que claramente existe uma demanda maior do que a oferta atualmente.

“A gente sabe que está em um negócio onde grande parte dos componentes são importantes. Há também outras variações, como o câmbio”. Esse é um dos motivos, segundo ele, para a Dell apostar em trazer os produtos para sua fábrica de Hortolândia (SP). “Temos muito mais flexibilidade e proximidade para pilotar muitas coisas, além de aumentar a competitividade no tempo de entrega dos produtos”, frisa Omar. Em 2021, os resultados da fábrica cresceram 131% em relação ao ano anterior – sendo que, em setembro de 2021, houve recorde histórico de produção em um mês.

Anúncios para o próximo ano

Conceito Luna

O Conceito Luna, que faz parte de um conjunto de iniciativas da empresa que representam o compromisso da Dell em acelerar a economia circular e o objetivo ambicioso de zerar a emissão de gases de efeito estufa, inclui um conjunto de ações no layout e na produção dos equipamentos para reduzir a emissão de carbono no meio ambiente e facilitar a reutilização, o reparo e a recriação dos aparelhos.

O projeto foi criado como um conceito para implantação futura de boas práticas a serem avaliadas para aplicação no portfólio da empresa em um futuro breve, mas a Dell já estima que, com a aplicação dos conceitos, pode-se esperar uma redução estimada de 50%ii na emissão de carbono geral derivada dos produtos.

Desenvolvido em parceria com a Intel, o conceito Luna prevê a redefinição completa do layout dos componentes e um conjunto de práticas para levar a reutilização ao limite e diminuir drasticamente o impacto da produção dos PCs no meio ambiente.

Um exemplo de mudança no layout interno é a realocação da placa-mãe para a tampa superior e a redução no seu tamanho, colocando-a mais perto de uma superfície com maior exposição ao ar frio. Este deslocamento, combinado à separação do carregador de bateria na base, leva a uma melhor distribuição do calor e pode eliminar totalmente a necessidade de um ventilador.

Inspiron 13

O novo Inspiron 13, que será produzido no Brasil, traz para a linha uma série de características antes exclusivas da família XPS, como o design com bordas ultrafinas nos quatro lados da tela e a proporção 16:10 do display, com aproveitamento de tela de 88% em relação ao corpo da máquina.

O produto é um notebook de alto desempenho, com sistema térmico aprimorado para garantir maior performance dos componentes. Pela primeira vez nessa série, o equipamento conta com um sistema duplo de exaustão para uma melhor circulação de ar que se adapta ao uso que está sendo feito. Com os processadores de 11ª geração Intel Core i5 ou i7 série H – que garantem consumo de energia mais inteligente e melhor performance –, 8GB de memória RAM e até 512GB de armazenamento em SSD, 2 portas Type-C Thunderbolt, 1 HDMI e 1 Porta Gen 1 Type A, o notebook ainda oferece recursos como leitor de impressão digital, Wi-Fi 6, teclado retro iluminado e a possibilidade do fechamento da webcam para privacidade.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.