Com solução Delfia, Zoop reduz aprovações de pagamento e aumenta SLA

Plataforma Datadog processa 50 terabytes de logs por mês. Nova solução permitiu reduzir tempo médio de atendimento de 12 dias para seis horas

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1:05 pm - 14 de fevereiro de 2024
pagamento por aproximação, Zoop Imagem: Shutterstock

Uma redução do tempo para aprovação de transações de pagamento, queda da negação de serviços por falta de informações e o aumento do SLA (Service Level Agreement). Esses foram alguns dos resultados obtidos pela Zoop – fintech fornecedora de serviços financeiros embarcados – com o uso da solução de observabilidade Datadog, da Delfia.

A plataforma de pagamentos da Zoop processa transações de cartões de crédito, máquinas POS e celulares. Com servidores em nuvem, a empresa precisava de mais velocidade no cadastro dos clientes, nas emissões de cartão de crédito do tipo white label e checagem de informações no Banco Central.

Para elevar ainda mais a qualidade de serviço, a Zoop substituiu dez soluções de monitoramento pela plataforma Datadog com apoio da Delfia.

“Alcançamos o chamado ‘full resolution time’, identificando a raiz dos problemas tanto das aplicações quanto da infraestrutura – isso nos permite fazer ajustes rápidos”, afirma o gerente de tecnologia da Zoop, Laszlo Fent.

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A análise da infraestrutura e da performance das aplicações, que antes levava horas, é agora feita em minutos, diz a Delfia. Caiu de 20 para 7 dias o período entre a identificação e a correção de um problema – incluindo etapas de desenvolvimento de software.

A Zoop reduziu, também, o tempo médio de atendimento ao cliente (TMA) de 12 dias para seis horas.

Rapidez no processamento

Para acompanhar o grande volume de movimentações financeiras, a Zoop usa a ferramenta para mapear logs. Para o time de TI da empresa, essa análise é crítica para diagnosticar problemas e avaliar o desempenho dos sistemas. Os logs analisados contribuem também com o time de gestão de incidentes de segurança.

A Zoop movimenta 50 Terabytes de logs por mês. Esse imenso ativo foi mapeado com apoio da Delfia na fase de substituição das antigas 10 ferramentas pela Datadog.

“Foi um trabalho estratégico. A meta era revisar esse tesouro de logs, criando classificações que colaborassem com a gestão preditiva deste ambiente crítico e em constante expansão”, diz Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia.

A Datadog monitora os vários fluxos de trabalho, os chamados microsserviços, correlacionando informações para a autorização de crédito. Todo o parque da Zoop está em nuvem, ligado a 500 monitores de performance da Datadog que, a partir de parâmetros pré-definidos, aponta quando um sistema está fora do padrão, chegando a indicar as possíveis correções.

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Redação

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