Deezer desenvolve solução eco-friendly para consumo de podcasts

Com a adoção da solução, é esperado uma redução de 99% na emissão de CO2

Author Photo
5:46 pm - 15 de março de 2021

A Deezer anunciou uma nova API (interface de programação de aplicações) que permite aos provedores de podcast realizar upload de novos episódios e informações para a plataforma imediatamente. O objetivo é eliminar processos de rastreamento de atualizações e solicitações desnecessárias do servidor, reduzindo, segundo a empresa, a emissão de gás carbônico do streaming, tornando a atividade mais sustentável.

Com a API anterior, a plataforma da Deezer realizava a atualização dos podcasts a partir do rastreio de um grande número de servidores de podcast. Isso significa que mesmo quando os programas não tinham novos episódios, eles ainda precisavam ser incluídos nas solicitações do servidor. Como resultado, geralmente era gerado um atraso entre o lançamento do novo episódio e o aparecimento dele no aplicativo.

A francesa Ausha é a primeira a usar a atualização. Com a tecnologia, a companhia francesa espera uma redução de 89% no número de solicitações dispensáveis ao servidor.

Leia também: Indústria 4.0 impulsiona procura por cursos técnicos, diz Senai

A Deezer e a Ausha avaliam que esse método de consumo de podcast era responsável por gerar 48 toneladas de carbono por ano. Com a atualização do formato de distribuição das informações em tempo real na internet, estima-se que as companhias reduzirão em 99% o número de emissões de carbono. Além disso, o esperado é que com o novo recurso, a redução de energia gasta com solicitações do servidor caiam em 86%.

A nova API de podcast da Deezer está disponível para todos os nossos provedores de podcast. Hoje, a Deezer é a única empresa no mundo a oferecer uma maneira mais ecológica e rápida de levar podcasts aos ouvintes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.