De olho no home office permanente, Salesforce anuncia plataforma para habilitar nova era da TI

Salesforce Anywhere combinará soluções para suportar complexidade da TI no trabalho descentralizado. Companhia também anunciou parceria com Siemens

Author Photo
9:05 am - 25 de junho de 2020

O mundo do trabalho como conhecíamos antes de uma pandemia sequestrar os nossos mais banais comportamentos nunca mais será o mesmo. Esqueça os apegos na sua mesa do escritório e a proximidade com o seu colega da mesa ao lado. O distanciamento social cobrado para conter a covid-19 irá reestruturar a arquitetura e os fluxos de pessoas nos ambientes – do chão da fábrica às salas de reunião. Ao mesmo tempo, se o modelo home office adotado em escala era visto como imperativo para dar continuidade aos negócios, hoje ele – já – é encarado como um legado permanente em uma realidade pós-covid. 

Entretanto, essa nova orquestração traz particularidades e desafios, uma combinação que pede por soluções e gera nas fornecedoras de tecnologia um senso de oportunidade e urgência. Depois de anunciar em maio uma plataforma voltada para orientar o retorno ao trabalho após a flexibilização das medidas de quarentena, a work.com, a Salesforce agora anuncia outra solução que visa dar suporte ao trabalho de qualquer lugar possível. 

Nesta quinta-feira (25), a Salesforce anunciou uma parceria com a Tanium, empresa de gerenciamento de sistemas e segurança de endpoints, para a construção da plataforma que a gigante de CRM chamou de “Salesforce Anywhere”. 

Na prática, o serviço busca gerenciar em um só painel todas as demandas que o time de TI das companhias possam vir a ter para administrar à distância os dispositivos usados pelos funcionários, além de atualizações de software, como patches de segurança. A solução irá incluir um serviço de help desk que dará aos funcionários a possibilidade de submeter, rastrear e resolver pedidos para a TI ou ainda reportar incidentes. Já para os gerentes de TI, eles terão ao alcance da visão um painel único para acompanhar no desktop todos os ativos, configurações e incidentes reportados; além de habilitar a TI para construir fluxos de trabalho usando a plataforma da Salesforce, automatizando tarefas comuns.

Recomendações sustentadas pela inteligência artificial da Salesforce, o Einstein, também entram aqui para dar suporte. Segundo a companhia, esta habilidade permitirá à TI priorizar incidentes e recomendar ações com respostas mais ágeis. A promessa da Salesforce Anywhere, diz a empresa, é que a solução possa maximizar a produtividade da TI a medida que o controle das empresas passará a ser cada vez mais descentralizado.

“Com a mudanças para um trabalho de qualquer lugar do mundo, todo digital, onde funcionários estão usando sua internet pessoal para se conectar às redes corporativas, é ainda mais crítico que a TI possa assegurar que os dispositivos dos funcionários estejam seguros, atualizados e em conformidade”, ressaltou Sarah Franklin, EVP e General Manager para Platform, Trailhead e AppExchance na Salesforce. “Companhias precisam investir na infraestrutura certa de TI para assegurar que seus ativos de tecnologia estão estáveis e seguros”.

“Muitos departamentos de TI estão sofrendo para gerenciar a nova realidade da TI: altamente distribuída, colaborativa, remota e ágil. Eles estão descobrindo que suas ferramentas legadas não foram desenhadas para o ambiente que agora enfrentam”, disse em comunicado Orion Hindawi, cofundador e co-CEO da Tanium ao anunciar a parceria entre a empresa e a Salesforce. “Estamos posicionados para entregar uma plataforma de gerenciamento de serviço e de segurança de ponta a ponta que cabe perfeitamente com o novo mundo de trabalhar em qualquer lugar de nossos clientes”. 

A solução estará disponível em uma versão beta até o final deste ano, informou a Salesforce. 

Em busca de um ‘touchless’ office

Se de um lado o home office se tornou o lugar comum para muitos funcionários, há setores da economia e da indústria que precisam trabalhar localmente. Para estes casos, a Salesforce foi buscar parceria com a alemã Siemens para desenvolver uma nova plataforma que apoie negócios no retorno de suas atividades presenciais. A parceria combina a nova work.com, alimentada com a solução Salesforce Customer 360, e as soluções da Siemens Smart Infrastructure, para orquestrar os processos, pessoas e outras etapas que são necessárias para criar um ambiente de trabalho que reduza as possibilidades de contágio.

Entre as soluções para criar um “touchless office” ou um escritório sem contato estão uso de aplicativo móvel e contact tracing para indicar níveis de ocupação de sala e o distanciamento social necessário entre aqueles que vêm e vão. A parceria fará uso das tecnologias de Internet das Coisas da Siemens para analisar dados e entregar análise em tempo real. As primeiras organizações a implementarem as soluções são a própria Siemens e Salesforce, incluindo aí a sede da Siemens Smart Infrastructure, em Zug, na Suíça, e a Salesforce Tower, em São Francisco.

“O retorno seguro das pessoas ao local de trabalho é um desafio global e é vital que as empresas protejam seus funcionários para criar confiança”, disse Roland Busch, vice-presidente executivo e membro do conselho de administração da Siemens AG. “Juntamente com a Salesforce, podemos rapidamente apoiar empresas em todo o mundo a implementar tecnologia que apóia os funcionários quando eles retornam ao escritório, enquanto lança as bases da transformação digital de longo prazo nos locais de trabalho”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.