De olho em nova geração, HP foca design e experiência do usuário na renovação da linha Elite

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3:37 pm - 29 de setembro de 2015
De olho em nova geração

Mais que inovar, reinventar-se tem sido uma palavra cada vez mais na moda entre as grandes corporações. No fim do dia, o que elas buscam é ter o mesmo apelo de inovação e velocidade das startups, mas agregando o peso de uma marca tradicional. Na HP não tem sido diferente e esse discurso será cada vez mais forte, sobretudo, com a aproximação da data prometida (01/11) para a finalização do processo de divisão do grupo em duas empresas: a Hewlett Packard Enterprise e a HP Inc. Tal abordagem ficou bastante clara nessa semana, quando a divisão de PCs e impressoras anunciou, em evento na Cidade do México, a renovação da linha de PCs e laptops Elite.

Lembrando em diversos momentos que faltam apenas 33 dias para a divisão das empresas estar completa, os executivos falavam a todo momento do surgimento de uma nova companhia, de uma estratégia renovada e também de muita inovação. “Essa divisão nos dará a possibilidade de inovar mais, criar mais com a veia e velocidade de empreendedor, mas integrando a lista das 100 maiores da Forbes”, comparou Ron Coughlin, vice-presidente e gerente-geral de Personal Systems da HP. O executivo lembrou que o ano de 2015 tem sido desafiador para o mercado de PCs mas que, ainda assim, vê boas oportunidades.

Números que embasam o otimismo do executivo com a divisão de PCs e impressoras vão além das vendas na casa de US$ 60 bilhões, eles falam em um mercado de US$ 340 bilhões e em um número estimado de 589 milhões de PCs com mais de quatro anos de uso que precisam ser trocados. Pesa contra, obviamente, a reconfiguração desse mercado, cada vez mais voltado à mobilidade e menos ao estático. Assim, como tirar proveito de números grandiosos? Inovando e reinventando-se. E sempre com vistas não apenas à necessidade da TI, mas, principalmente, dos usuários. E a fabricante promete tudo isso na linha Elite, seja num laptop, desktop, monitores ou thin clients.

“Temos mais de meio bilhão de PCs que precisam ser trocados e o Windows 10 pode influenciar essa troca. São computadores pesados, lentos, com baterias que não duram e não atendem à nova realidade. E apostamos num device atraente, com design, mas que atenda ao corporativo e ao residencial, trazendo todas as especificações de segurança necessárias e também de desempenho”, resumiu Coughlin.

Tudo novo

Partindo de uma estratégia pautada por focar em core (balanceando custo e qualidade), crescimento (olhando máquinas 2 em 1 e mobilidade) e futuro (onde entra computação imersiva e outras tendências), a companhia apresentou uma linha Elite totalmente renovada, com destaque para o EliteBook 705 G3 Series, classificado como o mais fino e leve da categoria. Ele pesa em torno de 1,26 quilo e tem espessura de 18,9 milímetros. A comparação usada para espessura do equipamento foi: mais fino que uma caneta. Como lembrou Alex Cho, vice-presidente do grupo de PCs corporativos, impressoras e personal systems, o chassi do equipamento foi todo redesenhado para chegar às medidas atuais, abusando de materiais como alumínio e magnésio.

Cho lembrou que o redesenho da linha levou em consideração três pilares: design, segurança e colaboração. Em colaboração, a fabricante fechou parceria com a Bang & Olufsen para melhorar qualidade do áudio e reduzir ruídos em videoconferência, além de ampla integração com Skype for Business por meio do Intel Unite.

Falando em soluções totalmente corporativas, aliás, colaboração ganhou destaque principalmente com o HP Collaboration PC G2, que traz uma solução simples e completa para uma sala de videoconferência, utilizando o EliteDesk 800 Desktop Mini, o plugin Intel Unite Skype for Business. A tecnologia permite conexões wireless e oferece uma maneira simples e intuitiva de compartilhar documentos. Para o mesmo fim, a fabricante levou também o monitor EliteDisplay E24c Video Conferencing Monitor, que permite a criação de um hub de comunicação com webcam com resolução HD integrada, microfone, áudio de alta qualidade e fácil acesso às principais funcionalidades. A solução de colaboração é adaptável para grandes corporações e PME.

Outro destaque da linha foram os all-in-one EliteOne 705 e 800 G2. Além do design que deixa o cabeamento não visível, a grande sacada desses produtos é a possibilidade de incluir na configuração uma estação de recarga wireless para smartphones que tenham essa possibilidade utilizando tecnologias como Qi, PMA e A4WP. O opcional também está disponível para tablets.

“A geração milênio será, em breve, dominante nas empresas e ela é formada por pessoas que querem devices modernos, bonitos e com bom desempenho. CIOs na Europa e EUA comentaram recentemente, no entanto, que a necessidade de renovação não vem apenas por pressão da nova geração, mas por uma necessidade corporativa”, pontuou Cho. “Estamos focados nas necessidades de TI como nunca, mas acrescentamos aí uma atenção maior ao usuário final, sobretudo, pela união que existe hoje entre vida pessoal e profissional. Temos que garantir a melhor experiência, entregar um device que seja atraente e que possa ser levado e acessado a qualquer hora e em qualquer lugar”, completou.

*O jornalista viajou à Cidade do México a convite da HP

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