Notícias

De office-boy a CIO: a história de Felipe Testolini na Sonda

Com uma história de 20 anos na Sonda, o CIO da empresa no Brasil, Felipe Testolini, diz que aprendeu a gostar de tecnologia justamente trabalhando na companhia. “Tinha um contato muito superficial com TI e foi na Sonda que me desenvolvi e me apaixonei por tecnologia e inovação”, afirma o executivo, que diz que hoje não se vê trabalhando com outra coisa.

Ao longo dessas duas décadas de história na organização, o executivo passou por diferentes cargos na fornecedora de soluções e serviços de TI, que possui aproximadamente 8.500 funcionários no Brasil e atua em um total de 10 países na América Latina.

A entrada aconteceu em 1999 como office-boy em um escritório em Campinas, interior paulista. Pouco depois, começou a atender clientes, e, após um ano, foi convidado para um treinamento de SAP no escritório em São Paulo. “Abracei o desafio”, lembra Testolini.

Após cerca de 10 anos atuando como consultor SAP, surgiu a oportunidade de montar uma equipe técnica, também no interior de SP. Montou um treinamento de SAP, formou uma equipe, e então assumiu a gerência desse time técnico por volta de 2009.

A partir daí, afirma, a sua carreira foi para o caminho de gestão. Desde então, atuou como gerente técnico, gerente de suporte, gerente de projetos internos e, mais recentemente, como diretor de AMS SAP, cargo que ocupou até 2017, quando se tornou diretor de tecnologia da Sonda.

“Foram várias oportunidades ao longo da carreira. É sempre um grande desafio saber qual caminho seguir, não ficar acomodado. Em uma empresa de tecnologia, a gente sempre tem muitas possibilidades, vários caminhos. Fui abraçando, evoluindo e me capacitando também para atender a esses desafios”, afirma Testolini, que é formado em administração de empresas e possui especializações em gestão.

Desde que assumiu como CIO da empresa, explica, a área está em uma jornada de transformação. Atualmente, o departamento de TI da companhia possui cerca de 10 projetos internos, que incluem desde infraestrutura e rede até implementação de soluções.

“Quando assumi a área de TI, o grande motivador, o que me desafiou, foi exatamente implementar soluções que pudessem melhorar a operação e também chegar aos nossos clientes”, diz o executivo, que ressalta a importância de escutar as pessoas e de trabalhar com profissionais que possuem até mais conhecimento técnico do que ele. “Trabalhar com times muito fortes é algo muito importante para conseguir implementar esse movimento de mudança.”

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

7 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

9 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

11 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

11 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

12 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

12 horas ago