Notícias

Data Science: a ferramenta essencial para o crescimento dos negócios

A ciência de dados permite a transformação dos dados em valor para os negócios, gerando insights e melhorando as tomadas de decisão das organizações.

Hoje, o cientista de dados é um dos profissionais mais valorizados do mercado. Auxiliando empresas de diversos setores, esse profissional auxilia no aumento da produtividade, redução de custos e definição de estratégias. Além disso, o data scientist pode utilizar as informações como indicadores de tendências de mercado, previsões de venda, melhora da experiência do cliente e até mesmo como apoio para o lançamento de novos produtos ou serviços.

Por meio da ciência de dados, as empresas podem identificar potenciais para os seus negócios e resolver problemas a partir dos fatos. Até pouco tempo atrás, a prática comum era tomar decisões por intuição, mas agora os dados possibilitam ações estratégicas mais eficientes para a melhoria das atividades corporativas.

Diante das transformações digitais, as organizações que quiserem se manter competitivas inevitavelmente terão de aproveitar as oportunidades da ciência de dados. Para esclarecer de que forma a tecnologia tem sido aplicada nas empresas e quais são as expectativas para o futuro, especialistas abordarão o tema durante o painel “Digital e analytics: inseparáveis na nova dinâmica dos negócios”, que acontecerá no dia 16/10 durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será o “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Cássio Pantaleoni, SAS Brasil

Cássio Pantaleoni é graduado e mestre em Filosofia pela PUC-RS e possui especialização em Finance & Accounting na The Wharton School na Universidade da Pensilvânia. Tem mais de mais de 30 anos de experiência no setor de tecnologia, atuando em empresas como SAP, Oracle, BEA Systems e TIBCO Software, até chegar ao SAS em 2008. O executivo assumiu a presidência da empresa no Brasil em agosto de 2017.

Roberto Carvalho, Dynatrace

Roberto de Carvalho atua no mercado de TI há 25 anos com passagens em grandes consultorias e fabricantes como Gartner Group, Informix Software (IBM), Business Objects (SAP), CPMBraxis (Capgemini) e Compuware. Atualmente, está à frente das operações da Dynatrace Software no Brasil e América do Sul como Vice-Presidente para a região. Nesse papel, tem contribuído nas estratégias de grandes projetos de transformação digital, gerenciamento de nuvens corporativas, AIOps e Gestão da Experiência Digital tanto de empresas B2B como B2C em diferentes setores. Graduado em Administração de Empresas e Comunicação Social, possui especialização em gerenciamento de produtos de software pela UC Berkeley.

Fabio Metta, BR Properties

Graduado em Sistemas de Informação, o executivo soma 22 anos de atuação em Gestão de TI. Tem participação como keynote em eventos nacionais e internacionais, especialista nas principais tendências tecnológicas: Inovação, Transformação Digital, Experiência de Usuário, Analise de Dados, Inteligência de Negócios, Computação em Nuvem, Segurança da Informação, Comunicações Unificadas, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Possui longa experiência em simplificação de processos, criação de novos modelos de negócios, condução de projetos, gestão de serviços, orçamentos e plano diretor, assegurando que os investimentos de TI impulsionem a estratégia da companhia.

Celso Athayde, Favela Holding

CEO da Favela Holding, Celso Athayde chegou a morar nas ruas e em abrigos públicos, até se firmar com a família na Favela do Sapo, na zona oeste do Rio de Janeiro. O executivo criou a Central Única das Favelas (CUFA) – a maior organização não governamental focada nas favelas do Brasil e presente em mais de 15 países. Em 2013, fundou a Favela Holding, a primeira holding social que se tem notícia. Atualmente, Celso atua como executivo social e CEO das 21 empresas do grupo, todas com ações em favelas e periferias e foi eleito pela Revista Istoé Dinheiro o Empreendedor Social de 2017. Celso é autor de sete livros, alguns deles best-sellers, como “Falcão – Meninos do Tráfico” e “Um País Chamado Favela”. Criador do conceito “economia paralela”, palestrou em grandes universidades, como Harvard, Columbia, Emet e London School of Economics.

O painel será mediado por Flávio Xandó, formado em engenharia, administração e MBA em Gestão estratégica de TI na FEA-USP. Na sua empresa FX Soluções, atua como consultor há mais de 25 anos em projetos de diagnóstico de TI, sistemas, cloud, segurança e no jornalismo de tecnologia. Escreveu por 10 anos no Caderno de Informática do jornal O Estado de São Paulo (1995 a 2005), revistas como PC World, Revista do Windows, PC Master e como colaborador de sites como ForumPCs (colunista 2005-2012), ITWEB, atual colunista do ITFORUM365 e dos seus próprios sites FX Review e Papo Fácil.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

9 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

14 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

15 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

15 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

16 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

17 horas ago