Notícias

Dados não devem ser jogados fora mas precisam estar seguros

O que faz, exatamente, um diretor de dados? Durante o IT Forum X, que aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro em São Paulo, tivemos a chance de bater um papo com Daniel Cassiano, que é diretor de dados da Luizalabs.

Nós já divulgamos um guia salarial da TI para 2020 que dá destaque, entre outros, ao cargo de especialista/cientista de dados. Mas, no caso de um diretor de dados, a noção é um pouco mais abrangente pelo fato de lidar diretamente com as pessoas.

“O principal é você ter o domínio estratégico sobre o assunto ‘dados’, mas não dá pra não dizer que é fundamental, também, você ter capacidade e competência para lidar com pessoas”, disse Cassiano.

“No fim de tudo, nós estamos lidando com pessoas que são a engrenagem deste sistema”, acrescentou.

A ideia, então, é unir o melhor dos dois mundos: as capacidades humanas com as intelectuais. Ou, neste caso, as capacidades desenvolvidas para lidar com atividades relacionadas a dados.

No Magalu, o time de dados “é responsável por toda a estratégia de data da empresa, então um dos nossos pilares é a cultura data driven“. Isso está relacionado à parte de estruturar todos os dados da empresa e reúne pessoas de diferentes cargos e especialidades. “A nossa missão é democratizar o acesso dos dados dentro da empresa”.

Mas, claro, dados podem ser utilizados considerando os mais diversos períodos temporais. Dados de dezenas de anos atrás podem ser usados para se considerar um problema atual; mas, da mesma forma, nem todos estes dados devem ser levados em consideração para todos os problemas.

Encontrar um equilíbrio sobre o que é “dado velho”, considerando que todo dado pode ser útil, pode criar uma certa confusão. “Dentro do Magalu a gente parte da premissa de que nenhum dado deve ser jogado fora”, afirmou. “A gente vai armazenar tudo, dentro do possível que pode ser armazenado”.

Para estruturar esse banco de dados com segurança, Cassiano explica que o time criou camadas de governança. Os dados também são “anonimizados” e perdem a particularidade em relação ao cliente para protegê-los.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

11 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

12 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

13 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago