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Da demanda à solução, qual o papel do integrador na inovação dos negócios?

Entre o fabricante e o usuário, há um largo caminho a ser percorrido para chegar ao sucesso na experiência com uma solução de TIC. Entre a identificação de demanda/gargalo a ser suprido e a escolha, implantação e uso da tecnologia, uma escalada de apoios se faz necessária, em relação à resolução de dúvidas, adequação das ferramentas realmente adequadas a cada situação, oferta de subsídios técnicos e financeiros, entre outros.

É esta escada que irá elevar a relação entre solução x atendimento da demanda ao degrau mais alto de satisfação, e é ao integrador que cabe o papel de condutor nesta trilha. Peça-chave para conduzir a tomada de decisões assertivas na contratação de novos produtos e serviços, o integrador acumula não apenas relevância, mas também responsabilidade, em todo este processo, ao longo do qual a experiência do canal e sua visão de mercado podem apoiar a tomada de decisão.

Mas por que as empresas precisam de ajuda na decisão pelas tecnologias/serviços a serem adotados? Em primeiro lugar, porque há uma grande gama de opções de softwares e soluções disponíveis no mercado, o que, por si só, torna a decisão mais difícil – afinal, analisar todas as opções disponíveis e sua respectiva adequação (ou não) a cada demanda é uma tarefa que pode levar meses. De fato, há casos que acabam por levar até mesmo anos.

Para o usuário, esta é uma tarefa bastante desafiadora. Imaginemos, por exemplo, a responsabilidade de definir a melhor solução de segurança para garantir a prevenção do vazamento de informações e o atendimento de obrigatoriedades como a LGPD. Um fardo e tanto para o cliente de TIC carregar sozinho!

Não bastasse isso, é preciso, ainda, medir a atual maturidade da empresa em segurança da informação, no que tange a processos, indicadores e outros itens, bem como determinar questões como o grau de envolvimento de seus recursos internos no processo de implementação e gestão das ferramentas escolhidas, além de estudar o prazo de implantação de um projeto deste porte. Muita coisa para ser definida por companhias que, na imensa maioria das vezes, não têm a TIC em seu core business.

É neste ponto que entra o papel do integrador. Com a presença deste mediador, torna-se mais ágil chegar às respostas para tais perguntas.

Cabe lembrar, ainda, que a participação do canal pode ser ainda mais ampla. Em casos, por exemplo, como o da adoção de ferramentas em nuvem ou SaaS, hospedadas na infraestrutura fornecida pelo fabricante, o integrador poderá apoiar a empresa cliente desde o processo de escolha da solução que melhor se adequa aos seus processos de negócio e suas necessidades específicas, até a capacitação dos usuários no melhor aproveitamento das mesmas, garantindo uma boa curva de adoção das inovações.

Sem contar que, como todo software de uso geral, as opções de SaaS não são diferentes, e, em muitos casos, exigem customizações e personalizações específicas para cada cliente.

Muitas vezes, quando o cliente opta por uma solução de nuvem, ele também deseja terceirizar a gestão da solução, viabilizando que aloque seus recursos de pessoal em demandas mais voltadas ao negócio – novamente, uma missão para o integrador.

Por fim, mas não menos relevante, é fato que o canal de integração pode atuar também como um otimizador de investimentos – e, por que não dizer, gerador de economia. Como?

Primeiro, vamos entender que a visão do integrador como um custo adicional é errada. Se ele estiver sendo visto assim, provavelmente não estará realizando um trabalho à altura da expectativa do cliente.

A função deste player é assegurar que o cliente tome as melhores decisões de acordo com sua estratégia de negócio, em um timing adequado para atingir seus objetivos, sem surpresas futuras.

Isso, por si só, já resulta em uma grande economia, tanto de tempo, quanto de recursos financeiros que poderiam ser erroneamente destinados a soluções e serviços inadequados, desperdiçando budget sem alcançar os retornos almejados.

De forma resumida, o papel do integrador é: estar comprometido com os resultados positivos que o cliente precisa alcançar. Se conseguir entregar isso, este canal dirimirá todas as dúvidas a respeito de sua necessidade e, com certeza, será visto como uma peça fundamental na engrenagem do sucesso do negócio.

*Luciano Schilling é diretor da NGXit

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