Curitiba é a cidade mais conectada e inteligente do Brasil, segundo ranking

Florianópolis e São Paulo figuram também o topo do ranking de cidades inteligentes; Fortaleza lidera em tecnologia e inovação

Author Photo
12:15 pm - 05 de outubro de 2022
Imagem: Shutterstock

Curitiba, capital do Paraná, se tornou a cidade mais conectada e inteligente do País, segundo a edição de 2022 do Ranking Connected Smart Cities & Mobility. A cidade sobe duas posições em relação à edição passada e supera, portanto, a cidade de São Paulo. Na segunda colocação ficou Florianópolis (SC) e na terceira, a capital paulista.

No eixo de Tecnologia e Inovação, a cidade de Fortaleza (CE) ficou com a liderança e Curitiba em segundo lugar. De forma geral, a região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

O ranking também pontuou as cidades por eixo temático. O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.