Cuidado ao assistir a filmes gratuitos online; Eles podem esconder vírus

Eset, empresa de detecção proativa de ameaças, mostra os principais riscos e as melhores práticas quando o assunto é assistir ou baixar vídeos online

Author Photo
10:12 am - 14 de outubro de 2018

Segundo dados do IBGE, 116 milhões de pessoas possuem conexão à internet atualmente no Brasil, sendo que 76,4% delas utiliza a ferramenta para assistir programas, séries e filmes. Como a rede é cheia de riscos, principalmente em relação a conteúdos que são salvos no computador, a Eset, empresa de detecção proativa de ameaças, mostra os principais riscos e as melhores práticas quando o assunto é assistir ou baixar vídeos online.

Riscos

Assistir on-line

Uma prática comum é procurar o nome de um filme em um buscador e clicar no primeiro link que aparece. Saiba que, ao fazer isso, muitas vezes o usuário é levado a sites pouco seguros, que pedirão seu endereço de e-mail, dados pessoais ou número de celular para um rápido cadastro de liberação. Além de utilizar estes dados para envio de propagandas de forma massiva, muitos sites enviam SMS Premium sem aviso prévio, com o valor desse serviço debitado na conta do titular do número.

Baixar torrents

A tecnologia P2P projetada para compartilhar arquivos grandes de forma ágil é usada de maneira maliciosa, dado o anonimato que permite, então o maior problema do serviço é que o usuário não consegue saber se o arquivo é ou não real. Pode estar baixando um programa malicioso acreditando que é um filme. A pessoa precisa confiar nos comentários de outros espectadores (que podem ser, na verdade, comentários falsos) na plataforma oferecida pelo filme.

Baixar filmes em sites que se dizem especializados

Alguns sites supostamente são especialistas em oferecer filmes e séries para download. Muitas vezes, estes serviços pedem para que o usuário instale previamente programas ou “plug-ins” para então liberar o download. São estes os arquivos que podem conter um vírus ou funcionalidades indesejadas, como roubar senhas, abrir pop-ups de propagandas de forma massiva, entre outras coisas.

Fazer download de legendas

Muitos usuários baixam um torrent ou um filme nos sites citados e depois procuram uma legenda condizente em outros endereços desconhecidos. E neste processo, diversos sites pedem login e senha, mas no fim não apresentam um arquivo verdadeiro. Outras vezes, o indivíduo é induzido a baixar arquivos perigosos, como os executáveis (.exe), que não trarão a legenda desejada e ainda executarão um programa malicioso no computador da vítima.

Como prevenir

Com todos estes riscos, como assistir conteúdo com segurança?

Assine serviços de confiança

Serviços de streaming on-line estão na moda, Netflix, Amazon e, a partir de 2019, até a Disney deve entrar no mercado. Com tantas maneiras seguras, fica mais fácil abandonar sites desconhecidos para poder aproveitar a sua série ou filme favorito. E o melhor é que os conteúdos já vêm com legendas ou até dublado.

Canais oficiais

Além dos serviços streaming, aplicativos e sites das principais emissoras disponibilizam conteúdo oficial para ser visto online no computador, smart TV e até no tablet ou celular. Além disso, sites como You Tube e Vimeo também possuem conteúdo para acesso gratuito.

Tenha um antivírus instalado

O serviço irá indicar muitos dos sites e arquivos suspeitos, podendo inclusive, excluir ameaças de forma definitiva antes de serem executadas no computador.

Mantenha o antivírus e o sistema sempre atualizados: quando as últimas atualizações estão instaladas, diminui-se muito a chance de malwares antigos e já conhecidos pelas grandes empresas afetarem seu computador.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.