Notícias

CTO da Amazon cobra tecnologias fundamentais para nova forma de trabalho

A edição 2020 da AWS Summit Estados Unidos e Canadá começou na última quarta-feira (13) com Werner Vogels, CTO da Amazon, falando de sua casa em Amsterdã. O evento técnico acontecia, normalmente, em diferentes locais do mundo, e assim como outros grandes eventos de tecnologia, foi forçado a ser totalmente on-line devido à pandemia de covid-19. Em sua fala, Vogels destacou a importância das tecnologias fundamentais durante esse período sem precedentes, com destaque às tecnologias em nuvem.

“Criar soluções tecnológicas é muito parecido com a construção de um edifício físico: você precisa de uma base sólida. Se a fundação não for sólida, causará problemas estruturais que comprometem a integridade e a função do edifício a longo prazo. […] À luz dos eventos atuais, você pode argumentar que é mais importante do que nunca criar soluções rapidamente e responder às mudanças ao nosso redor. Você precisa se concentrar nesses conceitos fundamentais para criar sistemas estáveis, seguros e eficientes”, disse Vogels.

Como a AWS criou e desenvolveu seus serviços em nuvem nos últimos 14 anos, Vogels disse que a empresa aprendeu ao longo do caminho o quanto é importante ter um sistema seguro e confiável que possa ser facilmente escalado para cima ou para baixo, especialmente durante interrupções imprevistas ou aumentos de grande porte.

Vogels disse que a Amazon criou seus ativos para “ajudar todos a construir, implantar, operar praticamente qualquer coisa em qualquer escala”, a exemplo de serviços como Amazon S3, o DynamoDB, o Lambda, a Amazon Builders Library e o Well-Architected Framework. “É importante que os clientes usem esse tempo para voltar aos fundamentos e usar estruturas como essas. Como organização, talvez seja hora de entrar e otimizar o sistema que você nunca teve tempo de entrar. Ou, como indivíduo, essa pode ser a oportunidade de sair e aprender algumas novas habilidades”, disse o CTO.

Mudanças

A pandemia da Covid-19 mudou a mentalidade e a funcionalidade das organizações e do seu pessoal, e os fundamentos passaram a ser também necessários para a inovação neste novo cenário. “Mais pessoas do que nunca trabalhando em casa estão limitadas a atividades internas. Isso significa utilizar tecnologias digitais e consumir mais serviços de internet do que nunca. Por sua vez, a necessidade de muitos de nossos clientes escalar para atender a essas demandas também é sempre alta”, disse Vogels.

Durante o keynote, o executivo disse que a nuvem é intrínseca à nossa nova maneira de trabalhar, e a AWS visa ajudar qualquer setor e pessoa a ter sucesso com ela. “Independentemente do campo de trabalho ou das habilidades especializadas, o que nos une é que nossas equipes e nossas culturas estão cobrando para ensinar o mesmo objetivo: produzir e entregar resultados surpreendentes”, comenta.

Ao longo de 2020 e no futuro, Vogels disse que acredita que a maioria das organizações estará mudando para uma infraestrutura baseada em nuvem. “Esses últimos meses realmente inauguraram uma nova era na tecnologia, onde estamos vendo uma mudança fundamental no modo como todos estão se sentindo, não apenas a própria tecnologia, mas também como acessá-la, bem como a forma como construímos a tecnologia”, disse.

Telemedicina

Vogels deu vários exemplos de parceiros que estão fazendo mudanças rápidas durante a crise do novo coronavírus, com destaque à telemedicina. “Continuo inspirado em como tenho visto nossos clientes se articularem em resposta aos eventos recentes no mundo e em como eles usaram a tecnologia para resolver problemas humanos. As empresas estão enfrentando desafios para melhorar processos e tornar as coisas mais fáceis, rápidas e seguras para as comunidades ao redor do mundo”, ressaltou Vogels.

Uma plataforma de assistência médica, a KRY, criou o Care Connect na Europa. A ferramenta fornece um serviço seguro, confiável e escalável para os profissionais de saúde realizarem consultas de vídeo com os pacientes, contou Vogels.

“Vimos um aumento no número de consultas de vídeo nos tempos atuais. A plataforma da KRY oferece aos médicos uma maneira de continuar as consultas por vídeo, para que os pacientes possam manter acesso a serviços vitais de saúde. A plataforma Care Connect é executada no topo da AWS usando Amazon S3, Cloudfront, Amazon ECS, AWSFargate e Amazon Aurora”, disse Vogels.

Essa computação em escala permite que os profissionais médicos aumentem o número de pacientes, enquanto ainda podem fornecer consultas com segurança. A equipe do KRY conseguiu lançar a plataforma, em escala, em apenas uma semana e meia, provando o quão eficiente e valiosa a nuvem pode ser, acrescentou.

Muitas empresas usam a nuvem há anos, e algumas estão apenas começando. O que está provado, no entanto, é que, com a nuvem, “empresas e pessoas em todos os cantos do mundo estão resolvendo problemas humanos difíceis”, disse o CTO da Amazon.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

18 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

18 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

20 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

21 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

22 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

23 horas ago