Cruzeiro Futebol Clube migra operação para infraestrutura da Sonda

Com migração, time mineiro conseguiu reduzir em 60% custos no centro de TI

Author Photo
10:47 am - 03 de abril de 2022

O Cruzeiro Futebol Clube modernizou suas operações de tecnologia que se alocavam em ambiente híbrido e de difícil controle. O projeto de migração do time mineiro foi implementado pela Sonda e, segundo a companhia de TI, foi desenhado e implementado em menos de dois meses.

“Esse foi o maior desafio para nós. O tempo que tínhamos disponível era extremamente curto e não poderíamos ter indisponibilidade das aplicações”, lembra Fernando Costa, gerente de TI do time. “A Sonda foi uma grande parceira nesse momento delicado. Um dos pontos principais que alcançamos imediatamente foi a redução de custo que o projeto previa com a otimização da infraestrutura de servidores. Nos primeiros meses foi possível observar uma diminuição de 60% no centro de custo da TI do Cruzeiro”.

Antes da modernização da TI, o departamento ocupava um andar inteiro de um prédio comercial, o que gerava mais despesas para o time e mais trabalho para a equipe de TI.

Leia mais: Bancos estão menos preparados para o futuro do que outros setores

“O processo de implantação na Cloud Sonda ocorreu virtualmente, sem necessidade de movimentação de equipamentos. As aplicações foram migradas gradativamente, sem interrupção dos serviços”, explica Tiago Cardoso Mendonça, executivo de vendas da Sonda Ativas.

O Cruzeiro adquiriu serviços de data center e cloud computing, em que não há necessidade de investimento financeiro inicial. Nessa modalidade, o contrato, segundo a Sonda, é  ajustado conforme o cliente demanda, reduzindo gastos desnecessários.

Costa destaca que a tecnologia sempre foi base para as operações do time. “Hoje, o nosso objetivo em parceria com a Sonda é elevar este processo e torná-lo essencial para os torcedores apaixonados pelo azul e branco, entregando cada vez mais novas experiências”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.