Criptografia de dados pode salvar sua empresa

Author Photo
9:55 am - 13 de janeiro de 2016
Criptografia de dados pode salvar sua empresa
O ambiente econômico atual exige que os negócios sejam mais competitivos para continuarem presentes no mercado e não serem “devorados” pela concorrência. Sem dúvida, as tomadas de decisões ágil e informadas são vitais em qualquer organização para alcançar maior competitividade. 
 
Você sabe quantas decisões são tomadas a cada dia na sua empresa e quantas delas têm grande impacto para a permanência e o êxito do negócio? E o mais importante: já pensou que as equivocadas ou realizadas no momento errado podem impactar severa e negativamente o crescimento do negócio?
 
Essa é uma realidade que muitas organizações conhecem e não querem deixar acontecer. Mas, como tomar decisões bem informadas em favor do negócio? Uma das melhores formas de fazê-lo é por meio dos dados. Hoje, companhias produzem uma enorme quantidade de informações tanto de seus processos internos quanto de seus clientes, fornecedores e outros parceiros. Neles, há um grande potencial que as companhias não querem desperdiçar, pois são a base para uma tomada de decisão que representa um grande diferencial do negócio.
 
Entretanto, as coisas não são tão simples. Para que esse potencial possa ser aproveitado pelas empresas é necessário integrá-los e gerenciá-los corretamente. Assim, é possível encontrar no mercado soluções para a Integração e Gestão de Dados que permitem acesso a todos os ativos de informação. A utilização dessas soluções garante a disponibilidade de dados confiáveis, práticos e autênticos para melhorar a eficácia operacional, reduzir os custos, minimizar os riscos e obter vantagem competitiva.
 
Cuidar dos dados: o novo desafio
Hoje, não é suficiente que companhias possuam uma estratégia adequada de Integração e Gestão de Dados, já que ao armazenar dados sensíveis – por exemplo, informação dos cartões de crédito, documentos pessoais, nomes, endereços e números de telefone – é necessário contar com a proteção adequada, para evitar roubos e uso incorreto. 
 
Mas, é realmente necessário focar em uma estratégia de segurança dos dados da empresa? Não há dúvida de que é, pois nenhuma organização está isenta de sofrer o roubo de dados que danificaria a imagem da empresa frente aos clientes, fornecedores e empregados.
 
Se está em dúvida, considere o caso da companhia britânica de serviço de telecomunicações TalkTalk Telecom, que há pouco tempo sofreu um ataque de hackers que acarretou de imediato a queda de suas ações na bolsa de valores. O que dizer então dos roubos de dados de clientes que Playstation Network, Visa e até Google sofreram nos últimos anos, que não só pôs em xeque essas empresas, mas também todos seus clientes?
 
Frente a esse panorama, os diretores de TI travam uma batalha contínua sobre o uso de dados sensíveis. Mas enquanto o responsável pela segurança da informação, com o apoio do diretor financeiro, insiste em que os dados sensíveis devem ser bloqueados para evitar que eles cheguem a quem não necessita deles, o chefe de operações, o diretor de marketing e o chefe de vendas querem acessá-los para aproveitar seu potencial em favor do negócio, diferenciar as experiências dos usuários e agilizar as operações. 
 
Criptografia de dados: máxima informação com mínimo risco
Na verdade, há no mercado uma percepção de que se os dados são considerados sensíveis, eles passam a permanecer bloqueados, impedindo a inovação e as melhorias na empresa. Com isso, existe uma tendência para a passividade com relação à informação sensível. Mas existem ferramentas que permitem efetuar projetos satisfatórios sem descumprir as normas nem colocar em risco essa informação. 
 
Então, como gerar valor a partir de dados sensíveis sem ficar exposto a riscos? Uma boa opção é a Criptografia de Dados, já que soluções tecnológicas do tipo protegem o acesso não autorizado, modificando seu valor ao mesmo tempo que conserva suas características originais. É possível preservar sua segurança e cumprir com as normas de privacidade, além de conservar o significado dos mesmos. Enfim, ela permite que a informação continue sendo útil e relevante para o negócio, que as normas se cumpram e que o risco de que o bloqueio a determinados dados, seja evitado.
 
Quando a tecnologia ganha mais e mais espaço na indústria, é necessário compreender rapidamente a importância de garantir a segurança dos dados. Um software de Criptografia de Dados permite:
 
a) Reduzir os riscos de violação de dados: você pode fazê-lo ocultando, criptografando ou encobrindo os dados importantes.
 
b) Fazer o bloqueio dos dados em tempo real: você pode codificar e ocultar informação importante de seus clientes, como números de cartões de crédito, endereços e renda em bancos de dados de produção.
 
c) Limitar o acesso da equipe: a informação pode ser visualizada exclusivamente pelas pessoas que você indicar, permitindo fazer o bloqueio da exposição a dados confidenciais e não autorizados.
 
Existem dos tipos de Criptografia de Dados:
 
1. Criptografia de Dados Dinâmica, que se integra com os controles de acesso padronizados, como o protocolo LDAP, ActiveDirectory e o software de gestão de acessos e identidades. Faz a criptografia dos dados de aplicativos de produção sem necessidade de escrever nenhum código. Esse tipo de criptografia pode compartilhar e alterar o lugar dos dados garantindo, ao mesmo tempo, que apenas os usuários autorizados possam visualizar os valores reais.
 
2. Criptografia de Dados Persistente, que protege os dados sensíveis em ambientes não produtivos. Em muitas ocasiões, os aplicativos de produção são clonados para o desenvolvimento, a realização de testes de aceitação de usuários e tarefas de formação. Nesses casos, os dados se modificam de forma automática e permanente durante o processo de clonagem para eliminar qualquer possibilidade de infração no uso dos dados. Devido a que muitas empresas terceirizam as tarefas de desenvolvimento e testes, a segurança tem se tornado fundamental.
 
Sendo esse o panorama, por que esperar a ser protagonista de notícias ruins? Esse é o melhor momento para aproveitar os benefícios de uma solução de Criptografia de Dados que permita à sua organização salvaguardar a confiança protegendo os dados sensíveis e evitar que eles fiquem expostos ou sejam acessados por pessoas não autorizadas.

*Marcelo Araujo é arquiteto de Soluções da Informatica LLC
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.