Criminosos reativam contas da Netflix para vendê-las no eBay

Caso relatado em programa da BBC mostra que a Netflix guarda dados de pagamento por 10 meses

Author Photo
3:53 pm - 29 de novembro de 2019
Trojan

Eis um belo exemplo do motivo pelo qual você deve sempre estar atento na hora de cancelar assinaturas online. Ex-usuários da Netflix vêm reclamando de que continuam sendo cobrados pelo serviço, mesmo após o cancelamento.

O caso, reportado pela BBC, aponta que hackers estão obtendo acesso a estas contas e reativando a assinatura sem o consentimento das pessoas.

A informação foi revelada no programa ‘You & Yours’, da BBC Radio 4. Os criminosos podem fazer o login nas contas inativas reativá-las para obter os dados bancários destes usuários.

Como a Netflix estima que ex-usuários possam, um dia, voltar a utilizar o serviço, ela guarda os dados dos clientes por 10 meses. E isso inclui os detalhes de cobrança. A empresa diz que, mesmo que tenha essa informação, os ex-membros podem solicitar a exclusão de todos esses dados por e-mail.

A BBC relata o caso de Emily Keen, da Oxford, que cancelou sua assinatura em abril de 2019 mas descobriu que foi cobrada pelo serviço em setembro. Ela disse que, ao tentar logar na plataforma, descobriu que os criminosos haviam alterado os detalhes de login e contrataram o plano mais caro.

Anteriormente, foi relatado que existe um mercado com logins da Netflix onde criminosos oferecem contas “vitalícias” no eBay por 3 libras. As contas são, muito provavelmente, provenientes destes golpes.

Com informações de: BBC.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.