Notícias

Criatividade e proatividade: indispensáveis no empreendedorismo

Os conceitos de criatividade e proatividade estão cada vez mais em um uso no mundo dos negócios. A pessoa proativa é aquela que parte para ação, sem ficar esperando uma ordem ou orientação. Quem tem essa característica tende a procurar informações e oportunidades para estar sempre atualizado.

Já a criatividade, muitas vezes relacionada a grandes artistas e profissionais, diz respeito a idealizadores que resolvem problemas. Ser criativo significa pensar fora da caixa, ressignificar algo existente para se tornar mais produtivo com menos recursos.

Mas afinal, essas capacidades podem ser desenvolvidas? A resposta é sim. Cada pessoa tem facilidade com determinadas competências. Entretanto, nada impede que elas sejam aprimoradas. Inclusive, o segredo é estar sempre trabalhando para desenvolver o potencial ao máximo.

O primeiro passo já está dado, romper com o estigma de que apenas algumas pessoas nascem criativas ou proativas. Depois disso, é trabalho. Seja aberto a mudanças. Busque se autoconhecer, aperfeiçoar seus pontos fortes e reduzir os pontos negativos.

A mudança de atitude proporcionará a relevância tanto na vida profissional, quanto no lado pessoal. Em meio a tanta competitividade no mercado, ser o destaque é obrigatório.

Essa responsabilidade é ainda maior para empreendedores, que além da preocupação com outros funcionários, enfrentam a competitividade no mercado e a necessidade de inovação. Tornando a criatividade e a proatividade ponto de partida para qualquer iniciativa.

Apostar em novidades com determinado foco

Além de um mecanismo inicial, empreendedores consolidados também precisam estar atentos às demandas. A Kodak Company, empresa multinacional dedicada a produção e o comércio de produtos fotográficos, por exemplo, viveu momentos importantes e distintos no mundo dos negócios.

Em 1888, George Eastman, inventor do filme fotográfico, fundou a empresa. A partir daí a marca foi pioneira no segmento. Responsável por popularizar a fotografia para amadores, as câmeras foram ficando menores, a visualização prévia maior e as imagens com qualidades melhores. Com isso, a Kodak construiu seu império e colecionou patentes.

Um dos registros que trouxe lucro para a empresa foi o ramo digital. Ao contrário do que muitos pensam, a Kodak foi responsável pela primeira câmera digital, no ano de 1975. A evolução continuou, e os engenheiros da empresa, treze anos depois, criaram o primeiro equipamento DSLR (Digital Single-Lens Reflex), modelo que conhecemos agora, que salvava as imagens em cartões de memória. Entretanto, preso ao modelo de venda de filmes e a revelação destes, a empresa vetou o projeto.

Essa recusa custou caro para a empresa. Com o passar dos anos, a fotografia analógica cedeu espaço para a digital. Nesse momento outras empresas já haviam investido bastante no ramo, deixando o mercado de filmes obsoleto.

Isso reforça a importância da proatividade e da criatividade no universo do empreendedorismo. Em um mundo onde as inovações ditam ritmos, cada vez mais acelerados, a criatividade é imprescindível para não ficar estagnado. E para colocar as ideias e produtos em prática é preciso proatividade, ousadia e coragem para estar sempre à frente.

*Flávio Vinte, listado na FORBES Under 30 2019, é empreendedor, mentor e consultor de liderança

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

22 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

23 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

24 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago