LinkedIn: cresce proporção de profissionais atuando com cibersegurança no Brasil

Aumento foi de 4,5% entre maio de 2023 e 2024, diz rede social corporativa da Microsoft, com espaço para mais crescimento

Author Photo
4:45 pm - 02 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn nessa quinta-feira (1º) mostra que a proporção de profissionais trabalhando em cargos de cibersegurança no Brasil cresceu 4,5%, quando comparado a outros setores. O País fica atrás apenas da Alemanha, onde o crescimento foi de 4,7%, e da Espanha, de 5,5%. Os dados consideram o período entre maio de 2023 e 2024, e leva em conta informações públicas disponíveis nos perfis de usuários(as) da plataforma em todo o mundo.

Apesar do crescimento significativo, ainda existe espaço para melhorias e expansão desses postos de trabalho. O relatório revela que, se todos os profissionais brasileiros com habilidades ou certificações em cibersegurança estivessem trabalhando na área, o setor poderia potencialmente crescer 41,7%, suprindo uma parte significativa da demanda por especialistas.

Veja também: 30% dos projetos de IA generativa serão abandonados até 2025, segundo estudo

Embora a área continue dominada por homens, que ocupam 80% dos cargos em cibersegurança, a participação das brasileiras foi a que mais cresceu no mundo, com aumento de 4,45% no período. As polonesas vêm em seguida, com 3,55%.

Globalmente, as mulheres são menos de um terço da força de trabalho na área. Mesmo em países onde se destacam, como Itália, onde 26,7% do setor é composto por mulheres, Singapura (26,2%) e Canadá (21,2%), o mercado ainda tem espaço para avanço, diz o LinkedIn.

Mais vagas

O Brasil também lidera a lista de países onde a proporção de vagas em cibersegurança, em comparação com outros setores, cresceu na soma dos últimos quatro anos, atingindo 11,2%. No entanto, a proporção de anúncio de novas vagas diminuiu 2,3% entre 2023 e 2024, assim como em quase todos os 14 países avaliados no relatório.

A maior queda nas novas contratações foi nos Estados Unidos, onde o número de vagas diminuiu 5,3%. Por outro lado, o relatório mostrou destaques positivos como o crescimento na Espanha, onde houve um aumento de 5,4%, e no México, que viu as contratações crescerem 6,8% entre 2023 e 2024.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.