CPFL Energia aposta em realidade virtual para realização de treinamentos

Author Photo
3:16 pm - 02 de junho de 2016
CPFL Energia aposta em realidade virtual para realização de treinamentos
A CPFL Energia está apostando na tecnologia de realidade virtual para promover treinamentos em subestações. Por meio de simulador e óculos, a empresa pode colocar o profissional dentro de um ambiente em 3D das subestação das distribuidoras da CPFL Energia. 
Dentro do ecossistema virtual, o eletricista realiza tarefas de operação e manutenção tal qual em um ambiente real, só que com maior segurança e efetividade. 
“É altamente complexa a tarefa de realizar simulações reais em subestações sem colocar em risco a segurança do colaborador ou o fornecimento de energia. Por isso, essa tecnologia será muito importante para nossos eletricistas e nos ajudará a manter a vocação da CPFL Energia em desenvolver profissionais capacitados para o setor elétrico”, afirma o diretor de Gestão de Pessoas e Performance da CPFL Energia, Luiz Thomé. 
A tecnologia, anunciada pela primeira vez em abril deste ano, foi desenvolvida em uma pesquisa realizada nos últimos dois anos, feita pela Universidade Corporativa e pela Diretoria de Estratégia e Inovação do Grupo e pelo Instituto Eldorado.
Uma das grandes inovações do projeto é a utilização de sensores biométricos para medir reações biológicas e nível de estresse do colaborador diante de situações de risco. “A coleta dessas informações torna mais visível às necessidades individuais de aperfeiçoamento para a execução de tarefas mais complexas”, explica o executivo.
O simulador conta com 20 tarefas diferentes, entre as operações básicas e de emergência. Durante o treinamento é possível simular passos de segurança, checar uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ainda alterar condições climáticas e de tempo. 
As oito distribuidoras da CPFL Energia dispõem atualmente de 496 subestações nos Estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Sem elas, a distribuição da energia gerada nas usinas para as residências, indústrias de comércio não seria possível. Quando gerada, a energia carrega uma tensão muito maior do que capacidade das redes elétricas dos consumidores. A subestação é a estrutura que rebaixa a tensão da energia para que ela possa ser distribuída com segurança nas cidades, abastecendo milhares de consumidores. ?
Ao longo de seu desenvolvimento, o equipamento modelo foi testado por eletricistas da distribuidora CPFL Paulista, em Campinas, ajudando a melhorar o projeto em sua fase final. O projeto foi financiado com os recursos do Programa de P&D da ANEEL. A partir de agora, o novo treinamento desenvolvido com o simulador será apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e irá compor o portfólio da Universidade Corporativa da CPFL Energia, que, com sete anos de atuação no Grupo, já ofereceu treinamento para aproximadamente 80 mil pessoas. 
O treinamento de subestações com o simulador estará disponível em módulos fixos em Campinas, Ribeirão Preto, em São Paulo, e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, além de um aparelho móvel para reciclagem dos colaboradores da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, RGE, CPFL Santa Crua, CPFL Sul Paulista, CPFL Leste Paulista, CPFL Mococa e CPFL Jaguari.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.