COVID-19: página especial do Google mostra resultados do isolamento social

Página criada pela companhia mostra se quarentena pelo mundo está surtindo o efeito esperado

Author Photo
12:57 pm - 04 de abril de 2020
google isolamento social google isolamento social

O Google anunciou uma página especial contendo dados sobre a pandemia de coronavírus no mundo. Os dados mostram também como, por causa da crise de saúde, a mobilidade das pessoas mudou drasticamente nas últimas semanas.

A companhia publicou relatórios sobre mobilidade de mais de 130 países, utilizando dados de geolocalização de bilhões de celulares pelo mundo. O objetivo do Google é ajudar autoridades a entenderem se o isolamento social está sendo cumprido e se está surtindo efeito nos países mais atingidos pela doença.

Os gráficos mostram a movimentação em estabelecimentos como lojas, supermercados e estações de trem, do dia 16 de fevereiro até 29 de março. Para o Brasil, os dados mostram que a circulação de pessoas em bares e restaurantes caiu 71% neste período, enquanto a mobilidade para locais residenciais subiu 17%.

Nos Estados Unidos, atual epicentro da pandemia, a mobilidade em áreas de vendas e recreação caiu 47% no mesmo período, enquanto a mobilidade para locais residenciais subiu 12%. Em países mais atingidos pela pandemia desde o início, como Itália e Espanha, a movimentação em áreas de recreação teve queda de até 94% nas últimas semanas.

Os dados são coletados de celulares Android com a opção “Histórico de Localização” ativada. De acordo com o Google, o relatório será atualizado regularmente, incluindo mais países e idiomas. Para conhecer os dados detalhados, acesse aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.