Covid-19 impacta cenário de transformação digital no Brasil

Pesquisa da Robert Half aponta que 41% estão priorizando esforços no setor de tecnologia

Author Photo
12:18 pm - 05 de outubro de 2020

É inegável que a pandemia de Covid-19 mudou de maneiras profundas não apenas negócios individuais como indústrias e economias como um todo. Para entender melhor a situação atual, a Robert Half, empresa de recrutamento especializado, entrevistou mais de 1.500 executivos para compreender quais habilidades, competências e comportamentos estão sendo mais demandados pelos gestores na busca por redesenho das funções e para aproveitar as novas oportunidades de crescimento.

A pesquisa revela que 41% dos gestores estão redesenhando papéis de trabalho como resultado direto da pandemia. Com as empresas em busca de mudanças e forças de trabalho mais resilientes, adaptáveis e ágeis, alguns exemplos de funções redesenhadas no Brasil incluem posições administrativas como o profissional que realiza processos de admissão e passou a fazer as etapas de documentação e assinaturas de forma totalmente digital, sem a necessidade receber os profissionais, ou mesmo o colaborador da área de vendas que passa a realizar todo o processo de reembolsos junto a área de contas a pagar e receber também de maneira online.

Leia também: 3 tendências de digitalização em diferentes setores pós Covid-19

Além disso, 41% dos executivos do C-level estão investindo em esforços de transformação digital, enquanto 31% estão focados em e-commerce. A Robert Half também enxergou o crescimento da demanda por funções de tecnologia como cientistas/engenheiros de dados, desenvolvedores/engenheiros de software, infraestrutura/cloud e business intelligence, já que muitas empresas estão incrementando suas competências de receita online e expandindo infraestruturas de TI em resposta às demandas de clientes e consumidores.

Habilidades em alta

Veja as cinco principais habilidades demandadas nos principais setores do mercado de trabalho são:

Top 5 em Finanças e Contabilidade

  • Espírito de equipe (29%)
  • Comunicação (27%)
  • Contabilidade financeira (23%)
  • Organização (23%)
  • Controle financeiro (23%)

Top 5 em TI

  • Segurança de TI (50%)
  • Gerenciamento de TI (42%)
  • Cibersegurança (32%)
  • Inglês técnico (28%)
  • Risco tecnológico (23%)

“As contratações estratégicas permanentes ou para projetos podem ajudar a preencher essas lacunas, aprimorando as equipes com competências especializadas e comportamentos necessários. Seguimos em um momento estratégico para redesenhar as funções de trabalho, desenvolver os atuais colaboradores e/ou considerar novas combinações de funcionários permanentes ou contratados para projetos, que possibilitem a construção de um plano de recrutamento inteligente e flexível para potencializar sua recuperação pós-COVID-19”, diz Caio Arnaes, diretor de recrutamento da Robert Half.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.