Covid-19 está mudando o jeito de fazer negócios no setor de inovação

Estudo com mais de 9 mil funcionários traz conclusões sobre o impacto da pandemia

Author Photo
10:51 am - 16 de outubro de 2020

O Covid-19 reduziu as despesas operacionais de 88% das empresas pesquisadas, criando oportunidades de investimentos em transformação digital, pesquisa e desenvolvimento, marketing e crescimento de negócios. Este cenário de mudança é analisado na ‘The Work Survey’, pesquisa sobre o impacto do Covid-19 no trabalho e as oportunidades futuras para uma onda de inovação digital na forma como as pessoas trabalham e as empresas operam. O estudo teve participação de 9 mil executivos e funcionários em vários setores, incluindo serviços financeiros, saúde, telecomunicações, manufatura e setor público, nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Índia, Japão, Cingapura, Austrália e Nova Zelândia.

O Covid-19 reduziu as despesas operacionais de 88% dos negócios, liberando recursos para inovação, resiliência, recuperação e crescimento. Já se foi o tempo das viagens de negócios, eventos presenciais e outras despesas operacionais. Executivos e funcionários concordam que essas economias de custo devem ser redirecionadas para a transformação digital (57% dos executivos; 44% dos funcionários) – superando novos negócios (45% dos executivos; 36% dos funcionários); P&D (43% dos executivos; 35% dos funcionários); e marketing e publicidade (42% dos executivos; 30% dos funcionários) no topo de suas listas de desejos.

Leia também: Renata Zepelini deixa diretoria de TI da Arcos Dorados McDonald’s

Segundo os dados, 91% dos executivos e 87% dos funcionários dizem que sua empresa fez a transição para novas formas de trabalhar mais rapidamente do que eles pensavam ser possível. Pelo menos metade dos executivos e funcionários acha que a transição para o novo normal será ainda mais desafiadora do que o choque inicial do COVID-19 (50% dos executivos e 53% dos funcionários).

De qualquer forma, houve progresso, mas após alguns meses trabalhando em casa, 60% dos executivos e 59% dos funcionários afirmam que suas empresas ainda não possuem um sistema totalmente integrado para gerenciar fluxos de trabalho digitais.

Falta de confiança em novas adaptações

Os novos sistemas que foram implementados como resultado do Covid-19 (no qual 87% dos funcionários afirmam ter criado novas e melhores formas de trabalhar) foram desenvolvidos em tempo recorde, mas estão vulneráveis a uma próxima grande interrupção.

A maioria dos executivos e funcionários afirma que suas principais funções de negócios não seriam capazes de se adaptar em 30 dias no caso de outra interrupção.

O único departamento que conquistou mais confiança entre executivos e funcionários foi o de TI, com 61% dos executivos e 66% dos funcionários pensando que a TI poderia se adaptar em um mês. Atendimento ao cliente, RH, finanças e vendas e marketing não fizeram o corte, revelando mais oportunidades de inovação em toda a empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.