Copa dos Agasalhos: tecnologia, engajamento e gamification a serviço da solidariedade

Com o tema da Copa, a maringaense DB1 Global Software promove uma disputa saudável entre times para ajudar quem precisa

Author Photo
6:04 pm - 04 de abril de 2018

Todo ano, a DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá, participa da campanha do agasalho de uma maneira especial. Só no ano passado, foram arrecadadas quase 2,7 mil peças de roupas que atenderam instituições como Asilo São Vicente, CRAS e albergues da região. A campanha, iniciada no dia 15 de março, já arrecadou 1,5 mil roupas e a expectativa é alcançar 4 mil peças.

Em 2018 o tema é Copa. E nem precisa fazer o frio que faz na Rússia para o pessoal se animar e participar da “Copa dos Agasalhos”. E é claro, em se tratando de uma das mais conceituadas desenvolvedoras de soluções em TI do país, a tecnologia entra em campo.

Os craques do Comitê de Responsabilidade e Desenvolvimento Socioambiental (CORDS) da DB1 criaram um sistema no qual o colaborador passa o crachá em um ponto de escalação e descobre em qual das dez seleções está escalado: Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Portugal, Rússia ou Uruguai, cada um capitaneado por um dos dez membros do CORDS.

No momento da doação, a sacola deve ser etiquetada com o nome da seleção a que o colaborador-doador participa. As doações serão catalogadas e repassadas ao sistema, sem a necessidade de uma planilha específica. Passando o crachá no ponto de seleção, é possível saber quantos pontos tem o time em que está escalado e o ranking geral da Copa dos Agasalhos. Estas informações são mostradas em uma tela localizada próxima ao ponto de seleção e também estão disponíveis em um aplicativo.

Cada doação tem um peso de acordo com a importância da peça doada e a pontuação varia de 100 pontos para colchonetes e cobertores até 5 pontos para gorros e luvas, por exemplo.

Implementação técnica

O sistema foi desenvolvido para plataforma WEB utilizando as tecnologias Java, HTML 5, CSS3 e Angular 5 para apresentar funcionalidades como cadastro das seleções e categorias, sorteio de jogadores, contagem de doações e um dashboard apresentará o elenco de jogadores e o ranking das seleções.

Para a contagem da arrecadação de peças foi implementado um sistema WEB com as mesmas tecnologias que o sistema de gerenciamento com conceito de Mobile First e PWA. No dispositivo que os colaboradores da DB1 passam o crachá, foi utilizado um sistema Raspberry PI com leitor RFID conectado

A “Copa dos Agasalhos” reúne muito da missão da DB1: desenvolver as melhores soluções em TI, criar e evoluir as práticas de gestão da organização no aspecto socioambiental, envolvendo e engajando os colaboradores, incentivando a competitividade e, claro, atendendo a sociedade organizada em parte de suas necessidades.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.