Notícias

Contrate soluções de BI da Oracle na nuvem e pague com cartão de crédito, em Real

A rápida explosão de dados de hoje tem levado a uma crescente demanda por gerenciamento, análise e visualização self-service, garante a Oracle.

As empresas sabem que podem ganhar vantagem competitiva extraindo conhecimentos práticos a partir de dados. No entanto, empresas de pequeno e médio porte ainda esbarram na baixa capacidade de investimento em infraestrutura para a implementação de sistemas on premise de Business Intelligence e Analytics. E entre as grandes empresas, a maioria das áreas de negócio das grandes continua acalantando o desejo de reduzir a dependência da TI. O objetivo das áreas de negócio é ganhar flexibilidade para aumentar a frequência e aprofundar as análises dos dados disponíveis, em prol das estratégias de negócio, processos, operações e envolvimento dos clientes. A Oracle acredita que análise visual na nuvem proporciona um poderoso antídoto para esses cenários mais convencionais da análise de dados.

“As ferramentas de visualização são a porta de entrada para levar o BI tradicional para nuvem e depois escala para soluções de Analytics e Big Data também na nuvem”, diz Priscila Siqueira, Business Analytics Sales Vice Presidente da empresa. Além disso, oferecem formas eficientes para acessar, explorar e analisar dados, adquirir conhecimento e aplicar as descobertas em tempo real nas estratégias de negócio, quer os dados sejam provenientes das velhas planilhas usadas a nível departamental e nas pequenas empresas, ou de servidores Hadoop. “A ideia é simplificar o acesso aos dados para profissionais das áreas de negócio, reduzindo não só a dependência da área de TI, como também dos cientistas de dados”, afirma Priscila.

Exatamente por isso, a empresa oferece hoje uma suíte completa que vai desde visualização até Big Data, com os seguintes módulos:

– Data Visualization Cloud Service – visualização e self-servide bi

– BI Cloud Service – bi empresarial

– Big Data Discovery Cloud Service – visualização e discovery de Big Data

A boa notícia para os brasileiros é que produtos de BICS (BI Cloud Service) da Oracle estão disponíveis no país para contratação no site, com pagamento via cartão de crédito, em Real, assim como várias aplicações da Oracle Analytics Cloud, integrando Business Intelligence, Análises do Big Data e Análises do SaaS, de modo a permitir  coleta, o armazenamento e a análise de todos os ativos de dados de uma organização.

De acordo com Priscila, o uso self-service das ferramentas BICS é bem simples, incluindo a importação dos dados, que podem ser carregados a partir de diversas fontes (dados locais, de terceiros, armazenados em outras nuvens ou gerados a partir das APIs das redes sociais). Os dados são armazenados no banco de dados Oracle Service Cloud, que está hospedado na nuvem pública Oracle.

Segundo a executiva, essa é uma mudança significativa, que além de tornar os produtos Oracle mais acessíveis para empresas de todos os portes, com diferentes necessidades, dá aos usuários finais a possibilidade de dominar os processos de análise e interagir com dados de forma diferente. Em vez de apenas consumir dados, ele podem criar as próprias consultas, tentar diferentes pontos de vista e abordagens, construir
modelos preditivos e muito mais.

A geração de relatórios é outra ponta flexibilizada e agilizada pelas ferramentas de visualização, de acordo com Priscila. É fácil demonstrar como as conclusões baseadas em dados foram alcançadas, as tendências que mostram, e que decisões precisam tomadas a partir da análise.

Em resumo, na visão da Oracle os usuários têm muito a ganhar com um maior controle sobre a sua experiência com os dados e sobre a seleção
das fontes de dados que usam para análise. 

Nesse cenário, caberá à TI auxiliar na conscientização dos usuários sobre a responsabilidade deles com a governança, a qualidade dos dados, a definição dos metadados, etc, uma vez que será preciso encontrar o equilíbrio certo entre a liberdade dos usuários, a flexibilidade de segurança para a observação adequada dos dados, as políticas de privacidade e as regras de compliance. 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

23 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

24 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago