Contra pandemia, Joinville tem software para coletar dados epidemiológicos

Empresa catarinense realiza trabalho voluntário para desenvolver software que gera dados instantâneos sobre casos de COVID-19

Author Photo
4:30 pm - 18 de maio de 2020
joinville covid-19 joinville covid-19

A cidade de Joinville agora possui uma plataforma epidemiológica para agilizar a coleta de dados de pacientes e informações de saúde para realização de testes sobre o Covid-19 e outras doenças. O projeto da plataforma foi desenvolvido por um grupo de voluntários da Tupy e da parceira Envolti, além da Neogrid/Sercompe Datacenter, que disponibilizou a infraestrutura para hospedar o site.

O software começou a ser utilizado no Centro de Triagem localizado na Associação da Tupy. O objetivo é que até o início de junho, esteja disponível unidades de saúde da cidade catarinense, com o sistema sendo administrado pela Secretaria de Saúde do município.

Com a adoção de testagem em massa, a plataforma serve para guiar profissionais de saúde sobre qual o melhor procedimento no atendimento individual dos pacientes, além do acompanhamento da evolução da disseminação do vírus na população.

Além disso, os dados da plataforma oferecem aos órgãos oficiais de saúde acesso a dados como número de testes aplicados, quantos foram positivos ou negativos, faixa etária, sexo e região. Os dados são enviados aos órgãos de forma instantânea, gerando informações oficiais e ajudando a evitar subnotificações de casos.

“A doação do conhecimento técnico, a habilidade dos envolvidos e a agilidade na entrega foram fatores primordiais para um projeto dessa magnitude, que foi entregue em tempo recorde. A Secretaria da Saúde de Joinville agradece aos envolvidos”, destaca o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

O projeto de desenvolvimento, coordenado pelos profissionais da Tupy com apoio dos parceiros, foi realizado em 10 dias com o trabalho voluntário de seis profissionais envolvidos diretamente na preparação da infraestrutura, desenvolvimento do site e gerenciamento do projeto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.