Conteúdo interativo via bots é futuro da comunicação com consumidor, diz especialista

Em meio a um mercado povoado com empresas gerando conteúdos para conquistar uma maior interação junto aos seus diferentes públicos, buscar novas formas de conquistar a atenção é a palavra de ordem. Em meio à diversas novas propostas, os bots de apresentam como uma das mais comentadas. Para especialistas do mercado, os bots serão responsáveis por comunicações complexas na busca do usuário por conteúdos de valor.

“Os bots serão a chave do engajamento criado com uma comunicação interativa, que passe ao usuário as informações de que necessita, interaja e aprenda com ele, criando fluxos de conteúdo customizados a cada experiência, e instigue as ações, reações e Call-to-Actions adequadas a cada diferente perfil de audiência”, explica Donald Reis, diretor da Intelichat.

Conforme dados da Cisco, entre 2017 e 2022, o tráfego per capita na web saltará de 17GB para 50GB. Em meio a todo esse consumo de dados e conteúdos, o engajamento será a chave para se destacar.

Segundo o executivo, a publicação de conteúdo interativo será o grande mote para as empresas que desejam criar experiências excelentes de engajamento com conteúdo. Por meio dela, será possível falar com o interlocutor na sua língua, em seu setor de atuação, em acordo com sua função, com conhecimento profundo, eficiência e simpatia.

Para o diretor, um bot ideal será aquele que:

– Permite personalizar experiências de atendimento para enriquecer a jornada de compra;

– Transforme audiência em público comprador;

– Torne leitores e interlocutores em promotores da marca;

– Eleve a comunicação empresa-consumidor a ponto de culminar na retenção e assiduidade.

“Neste desafio, criar informações relevantes não é mais o fim, e sim o start para um processo ainda mais complexo, que conjuga o conteúdo ideal com o canal ideal e adapta ambos à necessidade exata de cada contato”, destaca Donald.

Para tanto, o executivo destaca que é preciso dar a quem gere os bots ferramentas para que possam criá-los, modificá-los e customizá-los sempre que necessário. Isso irá possibilitar conduzir a comunicação e o conteúdo dentro dos diferentes direcionamentos demandados a cada interação.

Ele também aponta que o feedback será um instrumento fundamental, sem o qual não existe comunicação efetiva. “Bot sem recursos para que os gestores de conteúdo recebam a experiência do interlocutor, seja por meio de questionários, testes ou outras funcionalidades, não é o bot ideal. Não para o mundo atual”, finaliza.

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

14 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago