O consumidor da América Latina está interessado em ter a inteligência artificial como companheira na hora de fazer compras. Três em cada 10 consumidores da região utilizaram IA de alguma forma para fazer compras, e aqueles que não o fizeram manifestaram interesse em experimentar a tecnologia para pesquisar produtos (91%), ser atendido (88%), comprar produtos (87%) e buscar propostas (87%).
Os dados são de um estudo divulgado essa semana pelo IBM Institute for Business Value. Foram ouvidos 20.000 consumidores no mundo, incluindo América Latina.
“Em meio aos desafios econômicos na região, o estudo destaca as oportunidades do setor de integrar IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, para atender às demandas e aos desafios do consumidor”, diz em comunicado Carlos Capps, líder dos setores de varejo, consumo, saúde e agro da IBM Consulting na América Latina.
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Outra tecnologia que tem despertado curiosidade é a realidade virtual e aumentada. Os consumidores ouvidos mostraram interesse em utilizar RV e RA para melhorar aspectos das compras. Mais de 4 em 5 não usaram a tecnologia e relataram interesse em testá-la para pesquisar produtos. Outros usos incluem compra de produto (91%), customização de produtos ou design (83%), teste de produto (80%) e decoração de ambientes (80%).
O estudo indicou que 94% dos consumidores não estão totalmente satisfeitos com a experiência de comprar online e propõem melhorias. Formas mais fáceis de encontrar produtos e mais informações sobre os itens são as maiores reclamações.
O estudo também descobriu que os 75% dos consumidores latino-americanos preferem lojas físicas, mas apenas 5% estão satisfeitos com a experiência nelas. Eles querem maior variedade de produtos disponíveis (43%), mais informações sobre os produtos (30%), além de um processo de pagamento mais rápido (34%).
A maioria dos entrevistados (64%) está complementando a experiência na loja usando aplicativos.
O comércio online também recebeu críticas: 80% descobrem produtos via web, mas muitos expressaram insatisfação com a experiência de compra online, citando desafios para encontrar produtos que desejam (40%), ter informações suficientes (39%) e fazer devoluções (31%).
Quase dois quintos dos consumidores que utilizaram assistentes virtuais ficaram satisfeitos com a experiência.
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