3 legados de Abilio Diniz para a inovação no varejo 

Empresário apostou em adoção de tecnologia e inovações para o setor do varejo durante sua trajetória

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5:30 pm - 19 de fevereiro de 2024
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Morreu neste domingo (18), aos 87 anos, Abilio Diniz, um dos empresários mais influentes das últimas décadas e responsável pela evolução do varejo brasileiro. Diniz faleceu em decorrência de uma insuficiência respiratória por pneumonite. 

Sua trajetória começou no final da década de cinquenta, em 1959, quando seu pai, o imigrante português Valentim dos Santos Diniz, iniciou um novo empreendimento familiar, o supermercado Pão de Açúcar. Valentim convenceu Abilio a cuidar do negócio. De um único estabelecimento na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo, o filho do empresário ajudou o mercado a crescer e se tornar o gigante Grupo Pão de Açúcar (GPA).

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Entre suas ações, Abilio foi responsável, por exemplo, pela inauguração do modelo de hipermercado no Brasil, após visitar uma unidade do Carrefour em Paris, na França. Também abriu a primeira unidade de um supermercado dentro de um shopping center, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, ainda em 1966. O primeiro supermercado 24 horas do Brasil também foi iniciativa de Diniz.

Fez a abertura de capital (IPO) do Pão de Açúcar na Bovespa, em 1995. Dois anos depois, listou ações na Bolsa de Nova York e tornou o Pão de Açúcar a primeira empresa varejista brasileira a ser negociada em Wall Street.  

Mas as inovações do empresário não se limitam ao varejo físico. Muitas envolveram apostas em tecnologia. Com espírito empreendedor, Diniz deixou um legado de inovações que utilizam novas plataformas e ideias que ajudaram a modernizar o varejo nacional. Confira:  

“Supermercado virtual”  

A entrega de produtos à domicílio é hoje uma prática comum de varejistas de todo país. Em 1995, quando o Pão de Açúcar lançou seu serviço de delivery, essa não era a realidade. Os consumidores tinham, então, um catálogo em mãos e podiam fazer o pedido das mercadorias por telefone ou fax. A entrega era prometida em até 24 horas. João Paulo Diniz, filho de Abilio Diniz que faleceu em 2022, era então diretor de desenvolvimento e novos negócios do grupo e ficou à frente da iniciativa.

À época, o grupo investiu cerca de US$ 500 mil no novo empreendimento. Parcerias também foram estabelecidas com empresas do segmento de tecnologia para ampliar a oferta. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo da época, a AT&T foi responsável pelo sistema de comunicação, enquanto a Sony e a Microsoft criaram os CD-ROMs que levaram o Pão de Açúcar Delivery aos computadores dos clientes.  

Programa de fidelidade  

Nos anos 2000, o Pão de Açúcar também lançou o programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais, o primeiro do tipo no varejo alimentar brasileiro. O programa veio do foco dado por Diniz nos consumidores da rede, trazendo benefícios para clientes que comprassem na rede. 

Hoje, o programa conta com mais de 11 milhões de participantes e foi reformulado em 2023. O programa ganhou novas categorias, focadas em clientes com maior gasto médio recorrente, e prometeu novos descontos e vantagens aos compradores. A reformulação também passou por investimentos em tecnologia para otimizar a jornada pelo app do serviço.  

Black Friday  

Hoje data consolidada do varejo brasileiro, o feriado de compras nascido nos Estados Unidos foi testado pela primeira vez no Brasil por Abilio Diniz. Quem contou a história foi o próprio empresário. Em uma postagem em sua página pessoal no Facebook, Diniz conta que resolveu testar a data do comércio norte-americano no Brasil por volta de 2008. 

“Quando eu estava no Pão de Açúcar, resolvi testar uma data tradicional de grande sucesso do varejo americano: a Black Friday, comemorada na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Reuni o time e expus a ideia”, contou. 

Ainda segundo Diniz, o time gostou da ideia, mas não aprovava o nome em inglês. Diniz teria contra-argumentado que “se era para fazer, tinha que ser o original”. Hoje, praticamente todo o varejo brasileiro abraça e comemora a data, especialmente dentro do comércio digital. 

“Fico feliz ao ver como a BlackFriday tornou-se uma realidade no Brasil e como ela é hoje uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, um setor fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Quanto mais forte o varejo, mais forte é o Brasil.”, celebrou.

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Redação

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