Algar Telecom completa 70 anos

Fundada em 1954 por Alexandrino Garcia, Algar atua hoje em mais de 372 cidades de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal

Author Photo
7:11 pm - 16 de fevereiro de 2024
Algar Telecom Ana Paula Rodrigues, vice-presidente de Gente da Algar Telecom, Luiz Alberto Garcia, presidente de Honra do Conselho de Administração do Grupo Algar, e Jean Borges, presidente da Algar Telecom, durante homenagem recebida na Câmara Municipal de Uberlândia (Imagem: Divulgação)

A Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, completou 70 anos nesta semana, no dia 15 de fevereiro. Fundada em 1954, a companhia atua hoje em mais de 372 cidades de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal. Para celebrar esse momento, a empresa lançou a campanha “O futuro a gente faz junto”, em que conta sua história de inovação e tradição.

Recentemente, a companhia anunciou a expansão de sua telefonia móvel para novas áreas. A empresa tem focado em uma estratégia de personalização de ofertas em todos os segmentos, atuando com todos os serviços de telecomunicações para seus clientes e mercados.

Outra iniciativa foi a expansão de sua rede 5G em 33 cidades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Segundo a empresa, essa expansão contribuirá para o avanço de negócios nas empresas, incluindo as aplicações de IoT (internet das coisas), de inteligência artificial, entre outros.

Veja também: 3 cursos para quem quer se capacitar em TI

Em 2024, a empresa anunciou ainda o lançamento do produto Nomo by Algar, que irá ofertar serviços digitais e celular. O serviço foi lançado no início de fevereiro e ficará disponível, inicialmente, como uma prova de conceito, para as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo, todas no Rio Grande do Sul, focando no varejo.

No segmento corporativo, a organização já alcançou mais de 196.300 clientes, que representam 64% de sua receita. Entre 2015 a 2023, expandiu em 325% o número de estados e cidades em que está presente, passando de quatro estados para 16 mais o Distrito Federal, e de 87 municípios para 370.

Para chegar a esses locais, foram ampliados em mais de 388% a quilometragem de rede, atingindo a marca de 132 mil km.

A fundação da Algar

A Algar Telecom surgiu a partir da criação da Companhia de Telefones do Brasil Central (CTBC), em fevereiro de 1954, por Alexandrino Garcia. Com Garcia no controle, a partir de 1958, a CTBC expandiu sua operação para além de Uberlândia, estando presente em Guará (SP), Monte Alegre de Minas, Centralina, Frutal, Campina Verde (MG) e Itumbiara (GO).

Com o passar dos anos, a companhia evoluiu, se tornando mais robusta, ampliando seu sinal de cobertura, colocando Uberlândia como a primeira cidade do interior do País a utilizar um sistema de micro-ondas que ligava a cidade ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Os anos 80 marcaram a estruturação do grupo, com a constituição formal do Grupo ABC, abrangendo diversas áreas, desde Eletrônica e Informática até Veículos e Aeronaves. Em 1993, o falecimento do fundador, marcou uma transição liderada por seu filho, Luiz Alberto Garcia, que reestruturou os negócios, resultando nas áreas de Telecom, Agrobusiness, Entretenimento e Serviços.

Na década de 90, o grupo passou por significativas mudanças, abandonando a sigla ABC e concentrando esforços nas áreas estratégicas. Destacam-se a criação da Universidade Algar, a consolidação de parcerias internacionais, e a expansão dos serviços, incluindo a criação da Algar Tech em 1998.

Porém, foi só em 2009 que a CTBC se tornou oficialmente Algar Telecom, assim como a unificação de todas as outras empresas do grupo. A mudança teve como objetivo garantir a perenidade do grupo e alinhar o pensamento estratégico das companhias. O desenho também foi alterado, com a criação de um conceito mais moderno.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.