Algar Telecom completa 70 anos
Fundada em 1954 por Alexandrino Garcia, Algar atua hoje em mais de 372 cidades de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal
A Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, completou 70 anos nesta semana, no dia 15 de fevereiro. Fundada em 1954, a companhia atua hoje em mais de 372 cidades de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal. Para celebrar esse momento, a empresa lançou a campanha “O futuro a gente faz junto”, em que conta sua história de inovação e tradição.
Recentemente, a companhia anunciou a expansão de sua telefonia móvel para novas áreas. A empresa tem focado em uma estratégia de personalização de ofertas em todos os segmentos, atuando com todos os serviços de telecomunicações para seus clientes e mercados.
Outra iniciativa foi a expansão de sua rede 5G em 33 cidades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Segundo a empresa, essa expansão contribuirá para o avanço de negócios nas empresas, incluindo as aplicações de IoT (internet das coisas), de inteligência artificial, entre outros.
Veja também: 3 cursos para quem quer se capacitar em TI
Em 2024, a empresa anunciou ainda o lançamento do produto Nomo by Algar, que irá ofertar serviços digitais e celular. O serviço foi lançado no início de fevereiro e ficará disponível, inicialmente, como uma prova de conceito, para as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo, todas no Rio Grande do Sul, focando no varejo.
No segmento corporativo, a organização já alcançou mais de 196.300 clientes, que representam 64% de sua receita. Entre 2015 a 2023, expandiu em 325% o número de estados e cidades em que está presente, passando de quatro estados para 16 mais o Distrito Federal, e de 87 municípios para 370.
Para chegar a esses locais, foram ampliados em mais de 388% a quilometragem de rede, atingindo a marca de 132 mil km.
A fundação da Algar
A Algar Telecom surgiu a partir da criação da Companhia de Telefones do Brasil Central (CTBC), em fevereiro de 1954, por Alexandrino Garcia. Com Garcia no controle, a partir de 1958, a CTBC expandiu sua operação para além de Uberlândia, estando presente em Guará (SP), Monte Alegre de Minas, Centralina, Frutal, Campina Verde (MG) e Itumbiara (GO).
Com o passar dos anos, a companhia evoluiu, se tornando mais robusta, ampliando seu sinal de cobertura, colocando Uberlândia como a primeira cidade do interior do País a utilizar um sistema de micro-ondas que ligava a cidade ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Os anos 80 marcaram a estruturação do grupo, com a constituição formal do Grupo ABC, abrangendo diversas áreas, desde Eletrônica e Informática até Veículos e Aeronaves. Em 1993, o falecimento do fundador, marcou uma transição liderada por seu filho, Luiz Alberto Garcia, que reestruturou os negócios, resultando nas áreas de Telecom, Agrobusiness, Entretenimento e Serviços.
Na década de 90, o grupo passou por significativas mudanças, abandonando a sigla ABC e concentrando esforços nas áreas estratégicas. Destacam-se a criação da Universidade Algar, a consolidação de parcerias internacionais, e a expansão dos serviços, incluindo a criação da Algar Tech em 1998.
Porém, foi só em 2009 que a CTBC se tornou oficialmente Algar Telecom, assim como a unificação de todas as outras empresas do grupo. A mudança teve como objetivo garantir a perenidade do grupo e alinhar o pensamento estratégico das companhias. O desenho também foi alterado, com a criação de um conceito mais moderno.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!