Notícias

Construtech cria app para gestão de canteiros de obras

O engenheiro Civil Diego Mendes e o cientista da computação Leandro Mascarenhas criaram, no final de 2016, uma solução que promete revolucionar os índices de produtividade no setor da construção civil. O aplicativo ConstruCODE trouxe para a palma da mão a gestão do canteiro de obras, para um processo mais econômico e efetivo.

O CEO da construtech (startup do setor de construção civil), Diego Mendes, explica que a ideia central do desenvolvimento do aplicativo é solucionar uma das principais dores que ele próprio percebia quando atuava diretamente nas obras. “Os projetos impressos em plantas no modelo tradicional, além de apresentarem dificuldade de acesso para quem trabalha no ambiente do canteiro, abrem uma incômoda margem de erros que comprometem prazos e custos das obras. Há uma enorme dificuldade em mitigar dúvidas construtivas e comunicar alterações de projeto de forma dinâmica e, por isso, partes das equipes acabam trabalhando com projetos defasados, sem ter noção das atualizações realizadas, gerando desperdícios de materiais e mão de obra”, afirma.

Tempo real para atualização e comunicação

A principal vantagem do app ConstruCODE, destacada pela companhia, é a conversão automática do projetos em etiquetas escaneáveis (QR code), que são impressas e distribuídas em seus locais específicos de execução na obra. Outro benefício, para o gestor principal da obra, é que o aplicativo permite a visualização do modelo tridimensional BIM para todos os níveis da obra, facilitando o entendimento dos detalhes construtivos pela equipe de campo.

Além dos módulos já citados, o app ataca mais duas frentes importantes: estabelece uma comunicação em tempo real entre todos os profissionais envolvidos no canteiro e que estejam usando o aplicativo, possibilitando trocar mensagens e fotos com gestores para esclarecer dúvidas que venham a surgir, num processo totalmente on-line, com rapidez, praticidade e eficiência; e também mapeia automaticamente os pontos ditos como “críticos” do canteiro com base na quantidade de acessos em cada etiqueta.

“Trata-se de uma dinâmica que também vai se refletir em inteligência no processo decisório. Afinal, o registro de pontos mais críticos que podem ser acompanhados por gráficos gerados pelo sistema, bem como o acompanhamento das principais dúvidas, permitem análise e tomada de decisão ágil e solucionadora”, explica o CEO da ConstruCODE.

Com planos pré fixados que variam de R$ 99 a R$ 999,00 a empresa garante aumento de produtividade e assertividade possibilitando aos construtores maior competitividade no mercado, levando o custo-benefício do investimento em inovação à níveis muito atrativos, fator que justifica o crescimento do negócio.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

1 dia ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

1 dia ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

1 dia ago