Conspiração envolvendo 5G e radiação levou a incêndios no Reino Unido

Postes focados na conexão ultrarrápida estão sendo alvos de vandalismos por habitantes de diversas partes da Inglaterra

Author Photo
10:00 am - 14 de abril de 2020

Um boato de que as ondas de conexão 5G são radioativas e causam o novo coronavírus (Covid-19) estão levando moradores de diferentes cidades a incendiar as torres de 5G, como é possível ver em vídeos publicados na internet. 

De acordo com agências britânicas, mais de 20 equipamentos do tipo foram vandalizados nos últimos dias, por conta das notícias falsas associando a transmissão do sinal com o contágio do vírus. 

“A maioria ri dessa alegação cientificamente não comprovada, mas não devemos subestimar a preocupação pública sobre os impactos potencialmente adversos à saúde do 5G devido à radiação e, portanto, um possível obstáculo ao progresso do 5G nos países democráticos”, afirmou Edison Lee, que trabalha na Jefferies Financial Group Inc., para a Bloomberg

  • Leia também: 

Para melhorar o engajamento, dê aos funcionários o espaço para pensar grande – por Donna Kimmel 

Como planejar ecossistemas de TI que oferecem excelentes experiências aos funcionários por PJ Hough 
 

De acordo com a reportagem, o boato é amplamente divulgado nas redes sociais da Inglaterra. 

5G é certificada como teoria segura 

Por conta dessa onda de destruições, operadoras de telefonia do país – que estão iniciando a implementação da infraestrutura do 5G em seu país – protocolaram um pedido ao governo para que sejam tomadas medidas contra essa onda de destruição. 

O governo criou unidades especiais para combater as informações erradas sobre o vírus e diz que está pressionando as empresas de mídia social “por mais ações para conter a disseminação de falsidades e rumores que podem custar vidas”.  

As preocupações com as ligações entre 5G e câncer já estavam diminuindo sua distribuição em países como a Suíça, apesar da falta de apoio científico às alegações. No mês passado, o órgão independente de saúde global, a Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não-Ionizante, considerou o 5G seguro. 

“O medo do público, mesmo que não seja baseado em fatos, pode pressionar os governos a agir se for grande o suficiente”, escreveram os analistas da Jefferies. “Com tantas incógnitas quanto à natureza do COVID-19, não é surpreendente que as pessoas acreditem em qualquer teoria, não importa quão infundada seja.” 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.