Conselho aprova fusão entre Lojas Americanas e B2W

Nova companhia Americanas S. A. nasce com R$40 bilhões em volume bruto de mercadoria e acirra disputa pelo mercado brasileiro de e-commerce

Author Photo
1:17 pm - 11 de junho de 2021
Americanas

A Lojas Americanas e sua controladora B2W anunciaram que a proposta de fusão que origina a Americanas S.A. foi aprovada nesta quinta-feira (10) pelos acionistas. A nova empresa será liderada por Miguel Gutierrez, diretor-presidente e diretor de relações com investidores.

A operação já havia sido anunciada em abril pelas duas organizações, com objetivo de combinar as lojas físicas das Americanas com a presença digital da B2W, detentora de lojas online e marketplaces como Americanas.com, Submarino e Shoptime. De olho no crescimento exponencial do e-commerce durante a pandemia, a estratégia viabilizará a oferta de uma jornada omichannel aos consumidores, com foco no negócio digital.

Leia mais: Netflix aposta no e-commerce com loja própria e produtos exclusivos

A nova companhia também apresentou um conselho de administração, integrado por Eduardo Saggioro Garcia (presidente), Carlos Alberto da Veiga Sicupira, Claudio Moniz Barreto Garcia, Paulo Alberto Lemann, além dos independentes Mauro Muratório Not, Sidney Victor da Costa Breyer e Vanessa Claro Lopes.

Dentre outros executivos do c-level, Anna Saicali foi nomeada como CEO de plataforma de inovação e fintech, Timotheo Barros como CEO da plataforma física e CFO e Marcio Cruz como CEO da plataforma digital.

A Americanas S.A. já nasce gigante, com R$ 40 bi em volume bruto de mercadoria registrado em 2020, um time de mais de 34 mil associados, uma base de 48 milhões de clientes e mais de 1.700 lojas em 765 cidades. Os ativos combinados também incluem a plataforma digital, uma fintech com mais de 19 milhões de downloads e uma plataforma de fulfillment e logística. A negociação também prevê a estreia na bolsa de valores nos Estados Unidos, sob a marca Americanas Inc.

“Esta estrutura robusta consiste na soma dos objetivos, compromissos e conquistas de Lojas Americanas e B2W, e se traduz no propósito de ‘Somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas’”, declarou a empresa em nota.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.