Conheça os recursos tecnológicos do Focus Fastback, da Ford

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6:48 pm - 08 de julho de 2015
Conheça os recursos tecnológicos do Focus Fastback
O “Novo Focus”, da Ford, anunciado no Brasil em maio e com início das vendas previsto para agosto, teve seu nome revelado. Embora posicionado com sedan, o carro não levará em seu nome a categoria e passará a se chamar Focus Fastback. “O reposicionamento vem de uma análise de mercado. Em 2011, 10% do consumo brasileiro de carros era de Hatches. Agora, é 7%. Identificamos que os consumidores estão comprando carros mais compactos e mais equipados tecnologicamente”, explicou Oswaldo Ramos, gerente-geral de Marketing da Ford.

Da versão anterior para esta, diz o executivo, a Ford levou em consideração a mudança do perfil do consumidor e o carro ganhou traseira simplificada, não tão comprida quanto um sedan tradicional, com porta-malas saliente. “Ele tem agora design arrojado, mais tecnologia e características esportivas”, contou Ramos.

Fabio Sandrin, supervisor de Design da Ford, relatou que a inspiração do modelo veio do Mustang 67, também da Ford, que sempre fez sucesso nas rodinhas dos amantes de carros. “Esse não é um sedan tradicional. O Focus Fastback tem silhueta inovadora e uma experiência que une o físico e o digital”, garantiu.

Fabricado na Argentina em nove cores e duas versões, uma de entrada e outra completa, todos automáticos, José Caparelli, engenheiro do time de gerenciamento da Ford, relatou que o carro reúne quatro pilares: esportividade, dinamismo, segurança e tecnologia, que não só está presente na máquina como também no visual.

Uma das tecnologias é o sistema de conectividade Sync, que permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz. Outro recurso interessante é a Assistência de Emergência, que liga automaticamente para o resgate em caso de acidentes. Ele conta ainda com o estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares que dispensa o uso de mãos e é feito com o auxílio de câmeras instaladas no automóvel. 

Para minimizar e evitar acidentes no trânsito, o sistema de frenagem autônomo de emergência (Active City Stop) para o carro ao detectar a possibilidade de colisão a até 50 km/h. O veículo é equipado com sensores a laser na dianteira e detecta componentes reflexivos adiante, como placas de outros carros, e freia sozinho. Ótimo recurso para quem gosta de espiar o smartphone quando o carro está parado, acaba se distraindo e tirando o pé do freio.

O Focus Fastback também traz um controle preventivo de derrapagem. Para isso, analisa o ângulo e a velocidade do volante e a velocidade do carro para acionar os freios e dar controle ao veículo, evitando acidentes. Sensores no vidro dianteiro identificam ainda o início de chuvas e aciona automaticamente o limpador de para-brisas.

Outro recurso é a chave com sensor de presença, que abre o carro assim que verifica a proximidade de seu dono. Há ainda o acesso inteligente de partida sem chave. Com apenas um toque em um botão, já é possível ligar o automóvel.  Há ainda um sensor que identifica se o pneu furou e o condutor pode parar em um lugar seguro para trocá-lo, evitando assaltos, por exemplo, no meio da estrada.

Os preços dos modelos serão revelados pela Ford somente no final de julho. No entanto, o valor deve seguir o padrão da categoria, começando na faixa de R$ 77 mil. Ramos contou que para o lançamento a Ford vai conceder para os 2 mil primeiros compradores todas as revisões do modelo de forma gratuita. Com três anos de garantia, o Focus Fast Back também oferecerá seguro por meio da seguradora da Ford, a Ford Credit, com descontos. Para o modelo top, por exemplo, o Titanium Plus 2.0 AT, o seguro será de R$ 3.198, 15% a menos do que carros da mesma categoria.

A Ford reuniu jornalistas e blogueiras, todas mulheres, hoje (8/7) no Autódromo Velo Città, em Campinas, para testar a novidade. A piloto de automobilismo e atualmente competidora da Fórmula Truck, Michelle de Jesus, conduziu o veículo pelo autódromo com as mulheres, que depois também tiveram a oportunidade de fazer um passeio mais ‘light’ pela pista e verificar as tecnologias de frenagem e estacionamento autônomos. Confira no vídeo abaixo o test drive do IT Forum 365.

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