Categories: Notícias

Conheça o abrigo de ônibus do futuro recheado de tecnologias

Quanto tempo o ônibus vai demorar para chegar? Qual caminho fazer, seja de ônibus ou metrô, para ir até o destino desejado? Responder a essas perguntas hoje não é tão simples. Mas a ideia do abrigo de ônibus do futuro é respondê-las rapidamente e melhor ainda: diretamente no ponto do ônibus.

A Otima, responsável pela gestão dos espaços publicitários, instalação e manutenção de abrigos de ônibus e totens em São Paulo, quer facilitar esse processo. A empresa apresentou na Campus Party o que batizou de abrigo do futuro, recheado de tecnologias para facilitar a vida de quem usa o transporte público.

Gustavo Brancante, gerente de tecnologia e inovação da empresa, explica que o abrigo conta com uma tela touch screen de 17 polegadas que informa o usuário sobre os horários dos ônibus. Além disso, indicam como chegar a um local usando transporte público, informação que pode ser encaneada por meio de QR Code para o smartphone do usuário e acessada durante o percurso. 

Há ainda um carregador de celular, wi-fi, e um totem interativo também touch screen que mostra condições climáticas e do trânsito, além de tirar selfies e enviar para o e-mail do usuário. 

>> Confira em tempo real a cobertura completa da Campus Party 2016

Brancante conta que a cidades de São Paulo tem 32 abrigos desse tipo. O modelo completo, no entanto, está em uso em apenas um local, na Avenida Paulista. A aceitação do abrigo tem sido satisfatória, garante. No que conta com wi-fi houve pico de 9 mil acessos à rede de internet móvel em um único dia. 

“Temos a concessão de 6,5 mil pontos de ônibus em São Paulo que podem contar com a tecnologia. Estamos investindo em inovação para apresentar para a Prefeitura e quem sabe ser implementado em mais localidades”, relata o executivo. 

Segundo ele, esse é apenas um passo para fomentar o conceito de cidade inteligente e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). “As possibilidades são infinitas. É possível usar o abrigo para que ele se comunique com um semáforo, ou então emitir um som em caso de acidente ou tiros próximo ao local”, exemplifica. 

Na Campus Party, a empresa está promovendo uma hackathon, maratona tecnológica com o objetivo de fomentar a criatividade dos campuseiros para a integração dessas tecnologias, visando a criação de soluções que possam contribuir para a construção de uma cidade inteligente. “Nossa intenção é integrar as soluções dos 20 times que estão desenvolvendo no abrigo”, detalha. Conheça o abrigo na galeria de imagens abaixo.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

16 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

16 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

18 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

19 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

20 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

21 horas ago