Categories: Notícias

Conheça o abrigo de ônibus do futuro recheado de tecnologias

Quanto tempo o ônibus vai demorar para chegar? Qual caminho fazer, seja de ônibus ou metrô, para ir até o destino desejado? Responder a essas perguntas hoje não é tão simples. Mas a ideia do abrigo de ônibus do futuro é respondê-las rapidamente e melhor ainda: diretamente no ponto do ônibus.

A Otima, responsável pela gestão dos espaços publicitários, instalação e manutenção de abrigos de ônibus e totens em São Paulo, quer facilitar esse processo. A empresa apresentou na Campus Party o que batizou de abrigo do futuro, recheado de tecnologias para facilitar a vida de quem usa o transporte público.

Gustavo Brancante, gerente de tecnologia e inovação da empresa, explica que o abrigo conta com uma tela touch screen de 17 polegadas que informa o usuário sobre os horários dos ônibus. Além disso, indicam como chegar a um local usando transporte público, informação que pode ser encaneada por meio de QR Code para o smartphone do usuário e acessada durante o percurso. 

Há ainda um carregador de celular, wi-fi, e um totem interativo também touch screen que mostra condições climáticas e do trânsito, além de tirar selfies e enviar para o e-mail do usuário. 

>> Confira em tempo real a cobertura completa da Campus Party 2016

Brancante conta que a cidades de São Paulo tem 32 abrigos desse tipo. O modelo completo, no entanto, está em uso em apenas um local, na Avenida Paulista. A aceitação do abrigo tem sido satisfatória, garante. No que conta com wi-fi houve pico de 9 mil acessos à rede de internet móvel em um único dia. 

“Temos a concessão de 6,5 mil pontos de ônibus em São Paulo que podem contar com a tecnologia. Estamos investindo em inovação para apresentar para a Prefeitura e quem sabe ser implementado em mais localidades”, relata o executivo. 

Segundo ele, esse é apenas um passo para fomentar o conceito de cidade inteligente e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). “As possibilidades são infinitas. É possível usar o abrigo para que ele se comunique com um semáforo, ou então emitir um som em caso de acidente ou tiros próximo ao local”, exemplifica. 

Na Campus Party, a empresa está promovendo uma hackathon, maratona tecnológica com o objetivo de fomentar a criatividade dos campuseiros para a integração dessas tecnologias, visando a criação de soluções que possam contribuir para a construção de uma cidade inteligente. “Nossa intenção é integrar as soluções dos 20 times que estão desenvolvendo no abrigo”, detalha. Conheça o abrigo na galeria de imagens abaixo.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

6 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

7 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

7 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

24 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago