Conheça as habilidades socioemocionais desejadas pelo mercado

São quatro as competências essenciais para empresas na atualidade

Author Photo
2:00 pm - 30 de setembro de 2020

Ter um bom currículo é algo que pode ser muito útil para encontrar um ótimo emprego. Porém, no atual momento de retomada do mercado de trabalho, as organizações também estão procurando por profissionais com habilidades socioemocionais, como empatia, autoconfiança, persistência e assertividade.

Habilidades socioemocionais nada mais são do que uma série de competências que as pessoas possuem e usam para lidar com emoções, gerenciar metas e tarefas de vida e se relacionar com as outras pessoas. Alguns processos sociais ajudam no processo de aquisição destas competências, como a educação. Pais e professores fazem parte do desenvolvimento pessoal de seus filhos/alunos, estimulando a busca por informações, crescimento em sociedade, e criação de metas, entre outros valores. Veja um pouco mais sobre elas e o porquê de cada uma delas ser tão importante:

Empatia: esta habilidade auxilia no entendimento das necessidades do cliente, gera funcionários mais dispostos e solícitos, prontos para atender e entregar o melhor.

Leia também: O que falta para a indústria 4.0 decolar?

Autoconfiança: pessoas autoconfiantes sabem suas capacidades e limitações, trazendo segurança para o ambiente de trabalho. Porém, não podemos confundir autoconfiança com arrogância, pois uma pessoa arrogante se coloca acima das outras e isso não é interessante em uma equipe.

Persistência: esta habilidade é o que manteve muitos negócios funcionando e impediu muitas empresas de falirem. Esta habilidade implica novamente na questão da segurança, que vem sendo a principal meta dos recrutadores no cenário atual.

Assertividade: comunicação eficaz e posicionamento coerente aos princípios perante às pessoas e situações cotidianas. Essa competência não está ligada ao que é certo ou errado literalmente, mas sim à maneira de expor e defender posições sendo fiel aquilo que acredita e efetivo em sua defesa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.