Notícias

Conheça a nova geração de líderes com menos de 30 anos

A consultoria global de comunicação e relações públicas LLYC lançou nesta semana o Future Leaders, um estudo sobre a nova geração de líderes abaixo dos 30 anos de línguas espanhola e portuguesa. O levantamento foi desenvolvido em colaboração com a Trivu, ecossistema global para jovens talentos.

No Brasil, os dez perfis selecionados foram Anielle Guedes (Empreendedora; fundador de Urban 3D), Anna Luisa Beserra (Empreendedora social; CEO de Safe Drinking Water for All.) , Lawrence Murata (Empreendedor social; chefe de plataformas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados em Nauto.), Lincoln Ando (Empreendedor; fundador de idwall), Maisa Silva (Cantora, apresentadora e atriz; ganhadora da categoria canal de Youtube Favorito em Meus Prêmios Nick 2018), Matheus Goyas (Empreendedor; criador de AppProva), Nátaly Neri (Ativista e comunicadora; criadora do canal Afros e Afins) , Philippe Magno (Empreendedor; cofundador e sócio de The HandsFree Institute), Tallis Gomes (Empreendedor; cofundador e CEO de Plataforma Saúde) e Vinicius Silva (Consultor financeiro; cocriador do canal Favelado Investidor).

Para a seleção dos líderes com menos de 30 anos, foram considerados três critérios básicos: ter uma finalidade, seu potencial de mobilização e, por fim, sua capacidade de influenciar. O estudo foi realizado a partir de uma análise exaustiva da pegada digital discursiva (textos, publicações sociais, vídeos etc.), baseado na tecnologia NLP e Inteligência Artificial). A pesquisa apresenta as tendências e traços de personalidade dos líderes futuros e estabelece um contraste com as características dos líderes atuais.

Entre as características detectadas estão um sólido sentido de disciplina, a forte tendência para a ação, a firme orientação para a cooperação e o coletivo. Por outro lado, também são ressaltadas: liderança resiliente, positiva e emocional. Assim, é definido o perfil desta jovem geração, que se distingue dos líderes contemporâneos.

Veja também: 6 dicas para empreender alinhado com suas características

Future leaders: emocionais e com foco social

Os Future Leaders se destacam por defender uma liderança altamente apaixonada e mais sensível. Especificamente, as técnicas de processamento linguístico indicam que o uso de palavras emocionais é 45% mais abundante na fala dos Future Leaders e que, em 78% das vezes, elas têm caráter positivo. Além disso, o ‘retrato do robô’ gerado pelo modelo psicométrico do estudo retrata os Future Leaders como uma comunidade que respeita o bem-estar dos outros e tem a necessidade de transcender a si mesmo e priorizar o coletivo.

Assim, a análise morfossemântica também confirma que esta geração possui um discurso muito mais voltado para os valores comunitários e sociais e ancorado na importância da atuação em equipe.

Fazer antes de falar

O relatório também conclui que na função de líder os mais jovens apresentam maior tendência à disciplina. Além disso, maior sentido de dever e maior respeito pela ordem e rotinas. De fato, a análise verbal dos discursos das duas gerações mostra uma maior tendência à ação por parte dos Future Leaders. Os mais jovens também utilizam o verbo “Fazer” com maior frequência do que o verbo “Dizer”. Uma das diferenças mais marcantes entre as duas gerações é o uso da palavra “Obrigado”. Especificamente, a análise coloca esta expressão como a mais utilizada pelos Future Leaders; ao passo que, no caso dos líderes atuais, ela cai para a metade da tabela. Isso reforça a ideia de que novos líderes estão mais bem posicionados no eixo indivíduo-comunidade.

Recent Posts

Para 84% dos CEOs, investir em IA é ‘prioridade máxima’, diz KPMG

A imensa maioria (84%) dos CEOs da área de tecnologia concordam que a inteligência artificial…

1 hora ago

Yamaha inaugura Centro Tecnológico em Jandira (SP)

O grupo fabricante de motocicletas e motores Yamaha inaugurou essa semana, em Jandira, na região…

2 horas ago

Apple vai alimentar ferramentas de IA com chips de servidor interno

A Apple está se preparando para lançar uma série de novas funcionalidades de inteligência artificial…

3 horas ago

Dell enfrenta crise de segurança após violação de dados de clientes

A gigante de tecnologia, Dell Technologies, enviou um alerta aos seus clientes na quinta-feira (9),…

3 horas ago

Abria propõe modificações no PL de Inteligência Artificial

A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria) apresentou nesta quinta-feira (09) ao Senado Federal um…

4 horas ago

Tragédia do RS: veja as empresas de tecnologia que estão ajudando

O Rio Grande do Sul enfrenta a maior crise ambiental de sua história, com temporais…

5 horas ago