Conheça 5 dos livros favoritos de Bill Gates em 2021

Neste ano, bilionário e fundador da Microsoft disse ter se sentido atraído por livros que gostaria de ter lido quando era criança

Author Photo
10:00 am - 03 de janeiro de 2022
Bill Gates Livros 2021 Reprodução/Gates Notes

Como costuma fazer em todo final de ano, Bill Gates trouxe cinco novas recomendações de leitura de títulos que o marcaram no ano de 2021. A lista, publicada em seu blog pessoal, o Gates Notes, traz cinco livros que estão entre os favoritos do bilionário e fundador da Microsoft.

Gates, desta vez, afirma ter se sentido atraído por livros que gostaria de ter lido quando era criança – em especial livros de ficção. “Havia algo emocionante para mim em histórias que ultrapassou os limites do que era possível”, escreveu em seu blog.

Nem todos os títulos da lista entram nessa categoria, no entanto. Das cinco recomendações, duas são de ficção científica; duas são de não-ficção, mas também sobre ciência; e a quinta e última é um romance que joga “uma nova luz” sob uma popular figura histórica. Confira abaixo:

A Thousand Brains: A New Theory of Intelligence, de Jeff Hawkins

“Poucos assuntos capturaram a imaginação dos escritores de ficção científica como a inteligência artificial. Se você estiver interessado em aprender mais sobre o que pode ser necessário para criar uma verdadeira IA, este livro oferece uma teoria fascinante. [Jeff] Hawkins pode ser mais conhecido como o co-inventor do PalmPilot, mas ele passou décadas pensando sobre as conexões entre neurociência e aprendizado de máquina, e não há melhor introdução ao seu pensamento do que este livro.”

A Decodificadora: Jennifer Doudna, Edição de Genes e o Futuro da Espécie Humana, de Walter Isaacson

“O sistema de edição de genes CRISPR é um dos avanços científicos mais legais e talvez mais importantes da última década. Estou familiarizado com ele por causa do meu trabalho na fundação – estamos financiando uma série de projetos que usam a tecnologia – mas ainda aprendi muito com este livro abrangente e acessível sobre sua descoberta pela bioquímica ganhadora do Prêmio Nobel, Jennifer Doudna, e seus colegas. Isaacson faz um bom trabalho destacando as questões éticas mais importantes em torno da edição de genes.”

Klara e o Sol, de Kazuo Ishiguro

“Eu adoro uma boa história de robô, e o romance de Ishiguro sobre um “amigo artificial” para uma jovem doente não é exceção. Embora ocorra em um futuro distópico, os robôs não são uma força do mal. Em vez disso, eles servem como companheiros para fazer companhia às pessoas. Este livro me fez pensar sobre como pode ser a vida com robôs superinteligentes – e se vamos tratar esses tipos de máquinas como peças de tecnologia ou algo mais.”

Hamnet, de Maggie O’Farrell

“Se você é um fã de Shakespeare, vai adorar este romance comovente sobre como sua vida pessoal pode ter influenciado a escrita de uma de suas peças mais famosas. [Maggie] O’Farrell construiu sua história com base em dois fatos que sabemos serem verdadeiros sobre “o Bardo”: seu filho Hamnet morreu aos 11 anos e, alguns anos depois, Shakespeare escreveu uma tragédia chamada Hamlet. Gostei especialmente de ler sobre sua esposa, Anne, que é imaginada aqui como uma figura quase sobrenatural.”

Devoradores de estrelas, de Andy Weir

“Como a maioria das pessoas, fui apresentado à escrita de [Andy] Weir pela primeira vez por meio do O Marciano. Seu último romance é um conto selvagem sobre um professor de ciências do ensino médio que acorda em um sistema estelar diferente sem nenhuma lembrança de como chegou lá. O resto da história é sobre como ele usa a ciência e a engenharia para salvar o dia. É uma leitura divertida e terminei tudo em um fim de semana.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.