Conheça 18 novos recursos do Office 2016

Author Photo
4:06 pm - 22 de setembro de 2015
Conheça 18 novos recursos do Office 2016
Lançado hoje (22/9) em 40 idiomas, o Office 2016 está repleto de novidades. São diversas funcionalidades que buscam promover mais colaboração, segurança e integração com o Windows 10, segundo o diretor da divisão de negócios de Office no Brasil, Alessandro Belgamo. Confira 18 delas.

Propício para colaboração
1. Coautoria
Usuários do Office 2016 poderão editar documentos em conjunto em tempo real, usando o programa em seus computadores. O recurso é parecido com o que já é oferecido nas versões web, mas nesse caso a edição pode ser feita no Word e no OneNote instalados na máquina. Nos próximos meses, a empresa contará com o recurso no PowerPoint e no Excel. O repositório dos arquivos continua a ser no OneDrive.

2. Integração com Skype
Para impulsionar a colaboração no Office 2016, a Microsoft embutiu o Skype no Word para permitir a troca de mensagens instantâneas, compartilhamento de telas, chat de voz e vídeo no próprio documento.

3. Office em qualquer lugar
A nova versão do Office oferece a possibilidade de acessar a suíte de qualquer dispositivo, seja notebook, PC, tablet ou smartphone. O trabalho pode ser iniciado em um aparelho e finalizado em outro.

4. Grupos
Os grupos do Office 365 são agora parte integrante do Office 2016 e estarão disponíveis no dispositivo favorito do usuário, por meio do Aplicativo Outlook Groups. Além disso, a Microsoft integrou o Send, uma espécie de WhatsApp corporativo, ao Outlook. Dessa forma, mensagens enviadas via Send vão para o Outlook, disponível para iOS e Android, e para o e-mail.

Trabalha para você
5. Anexos modernos
Além de oferecer a possibilidade tradicional de anexar arquivos diretamente no e-mail, o novo Office também conta com um recurso que permite enviar apenas o direito de acesso para o arquivo na nuvem. É uma boa opção para compartilhar documentos pesados. Com essa funcionalidade é possível aplicar permissões de apenas visualização ou de edição.

6. Pesquisa inteligente
A ferramenta de busca em textos do Office foi aprimorada. Agora, é possível, por exemplo, sublinhar uma palavra no Word e buscar na web sem sair do arquivo. A busca é feita de forma contextualizada, ou seja, mostra imagens, texto relacionados e explicações sobre o termo procurado.

7. Análises avançadas
O Excel 2016 está integrado ao Power BI para ajudar a maximizar o poder dos dados. Para os usuários corporativos, o Office 2016 conta com o Delve, ferramenta de metadados que analisa a forma como as pessoas trabalham no Office 365 e automaticamente mostra informações relevantes. Por exemplo, se um usuário está consumindo grande parte da sua agenda com reuniões, o sistema enviará uma notificação sugerindo que é preciso, eventualmente, diminuir o número e focar em outras atividades mais estratégicas.

8. Documentos recentes
A lista de documentos recentes usados ficará disponível em toda a suíte, como já acontece. No entanto, agora será possível visualizar arquivos recentes de colegas de trabalho, se assim eles permitirem. 

9. E-mail secundário
Recentemente, a Microsoft incluiu a funcionalidade de e-mail secundário no Outlook. A novidade no Office 2016 é que o recurso é baseado em machine learning. Ou seja, ele entende o comportamento do usuário, sugere e toma decisões de passar para a pasta de e-mail secundário, com mensagens que não são tão relevantes. Segundo Belgamo, o usuário também pode ajudar o recurso a entender o que é ou não relevante, simplesmente arrastado as mensagens para a pasta.

Mais seguro
10. Data Loss Prevention
O Office contará, até o final do ano, com prevenção contra perda de dados (DLP, na sigla em inglês) para garantir conteúdo seguro compartilhado no ambiente corporativo. “Ele oferece mais controle à TI”, garante o executivo da Microsoft.  

11. Autenticação multi-fator
O recurso permite acesso seguro ao conteúdo quando o usuário está fora da rede corporativa. Por exemplo, se um usuário pega emprestado o laptop de um colega e usa o Office, será aplicada uma segunda autenticação. O sistema liga para o celular do usuário e pede uma contrassenha, digitada no smartphone. Essa funcionalidade está disponível apenas para usuários corporativos. 

12. Criptografia de dados
O já conhecido Gerenciamento de Direitos de Informação (IRM, na sigla em inglês) promove à suíte, de acordo com a Microsoft, prevenção contra a perda de dados, reduzindo o risco de vazamento de informações sensíveis.

13. Gerenciamento de dispositivos móveis
A nova suíte já vem com um sistema de mobile device management (MDM, na sigla em inglês), possibilitando o gerenciamento de dispositivos e de pessoas que acessam o Office 365. 

Integração com Windows 10
14. Cortana
A Cortana, assistente de voz pessoal do Windows, está integrada ao novo Office. O recurso, que ainda não está disponível em português, promete ajudar o usuário com tarefas do dia a dia, como organizar reuniões. A empresa informa que em novembro haverá a integração da Cortana com o Outlook. 

15. Hello
Com o Windows Hello, é possível logar no OS e na suíte por meio do reconhecimento da íris. 

16. Aplicativos Office Mobile
A ideia dos apps é fortalecer a produtividade em movimento. Assim, todo o trabalho pode ser iniciado e finalizado em outro dispositivo.

17. Continuum
Essa funcionalidade promete levar o computador para dentro do bolso. O smartphone autentica o usuário via retina e se conecta com teclado e mouse sem fios para permitir que o usuário use o aparelho como computador.

18. Sway
O app permite a criação de histórias no melhor estilo storytelling, promovendo interatividade em qualquer tela.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.