Congresso vai organizar sistema paralelo de contagem sobre covid-19

Medida visa a divulgação transparente de dados sobre a pandemia no Brasil

Author Photo
3:05 pm - 09 de junho de 2020

O Senado afirmou hoje que criará uma comissão mista no Congresso para acompanhar as ações dos governos no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Os dados divulgados serão levantados por estados e municípios para criar um sistema de contagem paralelo ao do Ministério da Saúde.

O objetivo da medida é garantir transparência à população sobre o cenário de pandemia, e divulgará informações sobre quantidade de contaminados e vítimas fatais da doença. De acordo com Davi Alcolumbre, presidente do Senado, “é papel do parlamento buscar a transparência em um momento difícil para todos”, disse em uma publicação no Twitter.

A decisão de criar a comissão foi aceita por unanimidade na reunião de líderes do Senado nesta segunda-feira, e será coordenada por quatro senadores e quatro deputados. Confúcio Moura, presidente da comissão mista, disse que a iniciativa colaborará com todos os órgãos de controle, tribunais de contas dos estados, secretarias estaduais de saúde e governos “para que a população possa ter esses dados fidedignos”, explica.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou, na última segunda-feira, que o Ministério da Saúde volte a divulgar dados sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil, atendendo a pedidos de parlamentares da oposição.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.