Embora haja uma alta demanda por uma liderança em dados nas organizações, ainda há muitas incertezas sobre quais funções um Chief Data Officer (CDO) deve desempenhar, segundo estudo da Exasol. A empresa de software de gerenciamento de banco de dados analítico, contratou a Vitreous World para entrevistar 250 CDOs ativos de países como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. Metade deles afirmou que o valor do seu papel ainda não é reconhecido no mundo dos negócios.
A pesquisa mostra uma desconexão entre a real necessidade e as habilidades para a função de liderança de dados, e as expectativas das organizações sobre a função. Quase metade (46%) dos entrevistados do estudo – “A jornada para CDO: Como ter sucesso no relatório do papel mais influente da década” – diz que as expectativas das organizações para a função de CDO são muito altas e estão mal informadas.
Isso pode explicar porque muitas organizações lutam para encontrar o candidato certo para preencher os cargos vagos de CDO e os que assumem o cargo, geralmente, têm o mandato mais baixo de todas as funções C-suíte. O estudo da Exasol apoia isso ao descobrir que 1 em cada 5 (17%) dos CDOs pesquisados só permaneceu em sua função anterior por um a dois anos.
“As organizações precisam de ajuda para superar os obstáculos para o sucesso e abraçar um CDO cuja função não é mais simplesmente governar os dados – mas liberá-los e melhorar a alfabetização em dados em todos os níveis da organização”, disse Peter Jackson, diretor de Dados e Analytics da Exasol, em comunicado sobre a pesquisa. “Pela minha própria experiência, candidatos de diversas origens, como RH, marketing e filosofia, podem trazer muito para a posição de CDO porque estão inclinados a se concentrar nas pessoas, em vez de apenas na tecnologia”.
Segundo o diretor da Exasol, em entrevista ao site ZDNet, “os requisitos exatos e as especificações de trabalho para a função de CDO variam de organização para organização”, levando a uma confusão no consenso sobre a vaga e, consequentemente, um problema para recrutamento e preenchimento de vagas.
“A função de CDO causa muita confusão porque é uma função relativamente nova e sua área de atuação é variada – de governança de dados a ciência de dados. Além disso, as decisões de contratação são frequentemente feitas por pessoas que não entendem totalmente os desafios enfrentados ou a variedade de habilidades do CDO”, disse Jackson ao ZDNet.
O relatório destaca que é necessária uma mudança para que os aspirantes a CDOs de hoje e do futuro prosperem. Por exemplo, 60% dos CDOs pesquisados concordaram que há falta de apoio para as pessoas que procuram mudar para a função e 63% dizem que o sistema educacional não está fazendo o suficiente para mostrar o apelo de uma carreira de dados para a próxima geração.
Dos entrevistados, 23% relataram falta de apoio e recursos de sua organização, enquanto 20% sentiram que o escopo da função não atendeu às expectativas. Da mesma forma, 18% dos CDOs disseram que sua função não estava claramente definida, aumentando a frustração e gerando conversas difíceis com a liderança da empresa.
Ao criar um maior alinhamento sobre o que é o papel do CDO, aumentar a conscientização sobre o valor de habilidades e características frequentemente negligenciadas e dar passos maiores para enfrentar os desafios comuns e bloqueios para o sucesso, há uma oportunidade real de criar uma mudança positiva, diz o relatório.
Com informações de ZDNet
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