Conectividade: componente fundamental da nuvem

Author Photo
2:16 pm - 11 de novembro de 2015
Conectividade: componente fundamental da nuvem
Quando falamos de computação em nuvem, a primeira preocupação que nos vem à cabeça é segurança. Realmente, esse ponto é importante, mas a conectividade é fundamental, pois uma nuvem segura só será eficiente se o acesso for rápido e com qualidade.
 
Apesar de toda a economia proveniente de sua utilização, a computação em nuvem balança em uma corda bamba chamada conectividade. Os principais parâmetros para a conectividade da computação em nuvem são: disponibilidade, segurança de funcionamento, largura da banda e latência. 

Vamos explicar cada um deles:

  • Disponibilidade: é a probabilidade de a rede estar funcionando em um instante de tempo determinado (ex: 99,8%);
  • Segurança de funcionamento: é a probabilidade de a rede estar operacional e executar sua função corretamente, ou parar de funcionar sem provocar dano ao usuário (ex: 99,95%);
  • Largura da  anda: é a quantidade de informação que a rede pode transportar por unidade de tempo (ex: 10Mb/s);
  • Latência: é o tempo que uma unidade de informação leva para transitar pela rede de um ponto a outro.
 
Se os dois primeiros são mais intuitivos, os dois últimos exigem mais explicação. Imagine duas cidades A e B, distantes 200 km uma da outra. Ligando essas cidades, existe uma estrada cuja velocidade máxima permitida é de 100 km/h (latência). Além disso, essa estrada possui duas faixas (bandas).

Considerando uma velocidade constante, um carro que sai do ponto A levará duas horas para chegar ao ponto B. Como temos duas faixas, se dois carros saírem ao mesmo tempo de A, chegarão juntos ao ponto B após duas horas. Agora, para que três carros chegassem juntos ao ponto B, teríamos de aumentar o número de faixas para três (aumentar a banda).
 
Tudo isso para dizer que o aumento de velocidade do link (banda) permite que mais dados sejam transferidos ao mesmo tempo, só que o tempo que os pacotes de dados levam para chegar a seu computador (latência) não muda em função da velocidade do link.
 
A notícia ruim é que as soluções na camada de rede ou são caras (aumento de banda) ou inexistentes, não há como reduzir significativamente a latência na comunicação a longa distância.
 
Tendo isso em mente, é muito importante analisar o padrão de comunicação do sistema para determinar se a lentidão, quando o acesso é via internet, é determinada pela redução de banda ou pelo aumento da latência da rede. 

Se o padrão de comunicação for determinado por poucas requisições com grande transferência de dados, então realmente o aumento na banda pode melhorar a situação. Mas se o padrão for determinado por muitas requisições pequenas, então o aumento de banda não deverá ter efeito significativo. Fica a dica!
 
*Décio Moreno é diretor de Tecnologia da Engine

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.